Em Jaú, Senar capacita produtores no curso de Inseminação Artificial

O curso busca o aumento da taxa de natalidade e promover a melhoria do padrão genético do rebanho leiteiro.

Crédito: Divulgação/Faet

Com intuito de capacitar trabalhadores rurais e produtores, o Senar e o Sindicato Rural de Jaú do Tocantins realizaram o curso de Inseminação Artificial para Bovinocultura de Leite. Saber utilizar adequadamente a técnica de inseminação artificial visando o aumento da taxa de natalidade e promover a melhoria do padrão genético do rebanho leiteiro são os objetivos do treinamento.


 

O instrutor do Senar, Valcir Bortoluzzi destacou no curso procedimentos essenciais para o melhoramento genético e para o aumento da eficiência produtiva dos rebanhos. “Você vai ter um animal de melhor qualidade, maior peso. As fêmeas vão ser mais precoces e mais férteis. Além disso, com os estímulos hormonais corretos, muitas vacas que iriam ficar vazias na estação de monta vão conseguir reproduzir”, afirmou.

 

O curso é resultado de uma crescente demanda na área da pecuária no município, onde os participantes sempre estão em busca de novas técnicas. Na programação das aulas teóricas e práticas, os alunos aprenderam sobre anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor da fêmea bovina, passo a passo da inseminação artificial, observação de cio em gado de leite e corte, manejo do botijão de sêmen, montagem do aplicador, descongelamento do sêmen, dentre outros.

Comentários (0)