Em quatro anos, BRK preserva mais de quatro bilhões de litros de água no Tocantins

O gerenciamento de perdas de água evitou o desperdício de água potável durante o processo de captação, tratamento e distribuição.

Crédito: Divulgação/BRK Ambiental

Mais de quatro bilhões de litros de água foram preservados no Tocantins desde 2019, com o aprimoramento dos processos operacionais da BRK, concessionária responsável por serviços de saneamento em 46 cidades do Tocantins. O gerenciamento de perdas de água evitou o desperdício de água potável durante o processo de captação, tratamento e distribuição. Em cálculos de abastecimento, o volume recuperado seria suficiente para abastecer o consumo do município de Gurupi (TO) por quatro anos, com uma população de 85 mil habitantes.

 

De acordo com a diretora de operações da companhia, Sandra Leal, para alcançar o resultado, a BRK empreendeu alta tecnologia, mão de obra qualificada e otimizou processos. “As iniciativas contribuíram para alcance do menor indicador de perdas na região norte do Brasil, com índice de perdas na distribuição em 31,3%, nos municípios atendidos pela BRK, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2021, enquanto o índice na região norte é de 51,2 %, e com média nacional de 40,3%”, disse.

 

Neste ano, o projeto foi premiado em 1º lugar pela Immensità que reconhece projetos e ações por parte de empresas e organizações que realizam ações em prol do meio ambiente e sustentabilidade.

 

BRK dá dicas para gerir perdas de água em casa

 

Além dos investimentos pelas empresas de saneamento, o cuidado da população com os recursos hídricos tem um importante papel nesse trabalho.

 

As pessoas podem adotar boas práticas, principalmente em relação à fiscalização e ao consumo consciente de água. Veja algumas dicas que podem ser seguidas!

 

Denuncie os gatos de água:

 

Caso você saiba de vizinhos ou qualquer pessoa que faça ligações irregulares de água, o famoso “gato de água”, para não pagar a conta da companhia de saneamento, denuncie. Esse tipo de ligação é ilegal e pode movimentar os sistemas de forma irregular, ocasionando perdas e até a contaminação do sistema de abastecimento.

 

Você pode ligar para a empresa de abastecimento e fazer a denúncia sem revelar o seu nome e outros dados de identificação pessoais.

 

Verifique vazamentos:

 

É preciso analisar se há vazamentos em sua casa, para que eles sejam prontamente consertados. Existem algumas dicas que ajudam a fazer essa verificação. As principais são os seguintes:

 

- Feche todas as torneiras, chuveiros e outros equipamentos que utilizam água. Se você verificar que o hidrômetro segue se movimentando, significa que há um vazamento interno na residência;

 

- Atente-se para a presença de mofos ou umidade nas paredes, em geral, elas são um indicativo de que um cano está vazando atrás dessa estrutura;

 

- Bata com cuidado nas partes da parede em que passam os canos e compare os sons com outras partes. Se o som for muito diferente, convém chamar um encanador para dar uma olhada nos sistemas.

 

Tome cuidado com novas instalações:

 

Sempre que você for fazer uma nova instalação de equipamentos que utilizam água em sua casa, tais como piscinas, pias, tanques, máquinas de lavar roupa, chuveiros, entre outros, tome cuidado! A ideia é que sejam evitadas instalações incorretas e que possam causar vazamentos no futuro.

 

Contrate sempre profissionais experientes, de confiança e que saibam como fazer as instalações de maneira correta. De tal forma, você fará a sua parte para reverter essa preocupante situação.

Comentários (0)