Encontro de geografia em Palmas tem como tema "Geografias da Esperança"

Evento, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT, começa nesta segunda-feira, 9.

Crédito: Divulgação

Inicia nesta segunda-feira, 9, em Palmas, o XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE) com o tema Geografias da Esperança: revisitar o Brasil, dialogar com o mundo. O encontro é promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional.

 

Esta 15ª edição do evento comemora 30 anos de existência da ANPEGE e promete ser um dos maiores de todos os tempos, tendo o maior número de inscritos, 4.167 pesquisadores, e o segundo maior número de pagantes, 2.393 pesquisadores. Assim, são esperados em Palmas aproximadamente 1.500 pesquisadores em Geografia de todo o Brasil e do exterior para o intercâmbio acadêmico e científico e a atualização teórica e metodológica.

 

Em função desse grande número de participantes, o evento terá a abertura, na noite do dia 09 de outubro, e o encerramento, na manhã do dia 13 de outubro, realizados no auditório principal do Centro de Convenções Arnauld Rodrigues. Já as 24 mesas redondas e os 75 grupos de trabalho acontecerão entre os dias 10 e 12 de outubro nos campus de Palmas da UFT e da Unitins.

 

A conferência de abertura será proferida pela doutora Aleida Alonso, da Universidad Autónoma Metropolitana do México (UAM), sobre o mesmo tema do evento, e será coordenada pelo doutor Adão Francisco de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT e presidente da ANPEGE. Antes da conferência, será composta a mesa solene de abertura e espera-se a presença de autoridade dos governos federal, estadual e municipal de Palmas. Após a conferência acontecerá grande show com a Banda Impacto Latino, de Palmas, composta pelos músicos Nacha Moretto e Jorge Menares, dentre outros componentes.

 

Já a conferência de encerramento, com o tema A Amazônia Brasileira na Geopolítica Mundial, será proferida por duas professoras: as doutoras Maria Madalena Cavalcante, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (PPGEO-UNIR) e Patrícia Rocha Chaves, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amapá (PPGG-UNIFAP). Antes da conferência haverá o show Tocantins em Concerto, que reúne a Orquestra Viva Música, regida pelo maestro Bruno Barreto, e músicos regionais com Dorivã, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso e Lucimar. Nesta manhã acontece ainda as premiações de melhores teses e dissertações e homenagens a personalidades da Geografia.

 

Esta edição do ENANPEGE conta com o apoio do Governo do Tocantins, através da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT) e da Secretaria de Educação do Tocantins (SEDUC); da Prefeitura Municipal de Palmas; e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Para consultar a programação geral do evento é só acessar o site.

Comentários (0)