Energisa diz que quedas de energia no Jalapão são causadas pela ação do tempo

Moradores e empresários da região reclamam prejuízo ao turismo com quedas de energia; empresa lamenta e diz que tem compromisso em empregar recursos para atender clientes mais rápido possível

São Félix do Jalapão sobre com oscilação da energia
Descrição: São Félix do Jalapão sobre com oscilação da energia Crédito: Da Web

A empresa responsável pela distribuição de energia no Estado do Tocantins, Energisa, informou por meio de nota que os quatro registros de queda de energia nos municípios localizados no Jalapão se deram por causa de ação do tempo. "Tempestades acompanhadas por fortes rajadas de ventos e descargas atmosféricas que têm atingido a região causaram danos nas fontes de alimentação", esclarece.

 

A resposta vem após reclamações de moradores e empresários da região, que afirmaram que o turismo estava sendo prejudicado pelas oscilações da energia.

 

A empresa alerta ainda que a ação do tempo no Tocantins é ainda mais grave devido o alto número de raios que caem na região, o que pode interferir na alimentação da rede elétrica. Por fim, a empresa afirma que "lamenta o transtorno e reafirma o compromisso de empregar todos os recursos disponíveis para atender os seus clientes o mais rápido possível".

 

Confira na íntegra

 

Sobre a reclamação de falta de energia nos municípios localizados na região do Parque Estadual do Jalapão, a Energisa informa que desde o último dia 26/12 as tempestades acompanhadas por fortes rajadas de ventos e descargas atmosféricas que têm atingido a região causaram danos nas fontes de alimentação e consequentemente impactaram no fornecimento de energia elétrica para os clientes que estão naquela localidade. Ao todo, foram registradas quatro ocorrências significativas de falta de energia na região, todas causadas pelas condições climáticas severas que causaram danos a rede de distribuição de energia.

 

Vale ressaltar que o Tocantins é o estado com maior densidade de quedas de raios no País, segundo aponta o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).  No Estado caem 17,1 raios por quilômetro quadrado ao ano. Ainda conforme o Inpe, essas descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 70% dos desligamentos das linhas de transmissão e 40% na distribuição de energia elétrica, além da queima de um número considerável de transformadores de distribuição.

 

A Energisa lamenta o transtorno e reafirma o compromisso de empregar todos os recursos disponíveis para atender os seus clientes o mais rápido possível.

 

 

Comentários (0)