Equipes de fiscalização apreendem 800 quilos de pescado irregular em Gurupi

O flagrante foi feito pela equipe de fiscalização do Naturatins de Gurupi, em conjunto com a Adapec e a Polícia Ambiental, no lago da usina UHE Angical – Peixe e seu entorno

Parte do pecado foi destruída e outra parte doada
Descrição: Parte do pecado foi destruída e outra parte doada Crédito: Ascom/Naturatins

No último final de semana, a equipe de fiscalização do Naturatins de Gurupi, em conjunto com a Adapec e a Polícia Ambiental, realizou uma ação no lago da usina UHE Angical – Peixe e seu entorno, resultando em duas grandes apreensões, totalizando 800 quilos de pescado coletado.

 

A primeira apreensão foi de 600 quilos de pescado, por estar mal acondicionado e fora das normas padrão de deslocamento. Os peixes que já tinham destino comercial para fora do Estado e foram descartados no aterro sanitário do município de Peixe.

 

Na segunda ocorrência foram encontrados 200 quilos de pescado e os pescadores não possuíam licença para a pesca profissional. Nessa ocasião, os peixes apreendidos foram doados a comunidade do município de Peixe e os pescadores além de receberem multa no valor de R$ 5,4 mil, tiveram 200 metros de rede apreendidos.

 

De acordo com o coordenador do escritório regional do Naturatins em Gurupi, Antônio Pakalolo, as equipes permanecerão em ação. “Periodicamente estaremos percorrendo diferentes pontos, tanto de rios federais como o Tocantins e Araguaia e estaduais como o Formoso, Javaés, Santa Tereza, entre outros. O objetivo é coibir atividades que não estejam devidamente legalizadas”, resumiu o coordenador.

 

O Naturatins disponibiliza o Linha Verde para denúncias de qualquer tipo de suspeita de crime ambiental. É um canal totalmente sigiloso e que agora funciona também aos finais de semana, através do telefone 0800 63 11 55 ou no site www.naturatins.to.gov.br.

 

Comentários (0)