Criado em 1997, o prêmio Stockholm Junior Water Prize (SJWP) congrega jovens mentes inovadoras de todo o mundo, encorajando seu interesse em desafios relacionados à água e sustentabilidade. Uma escola de Gurupi, a Municipal Ilsa Borges, vai concorrer o prêmio com o seu projeto de reutilização da água.
A proposta já foi discutida com o representante do Tocantins no Parlamento Nacional da Juventude pela água (PNJA), Bruno Soares, e o diretor da escola, Jonatas Barretos, nesta sexta-feira, em Gurupi.
O projeto idealizado pela escola municipal é do uso da água que antes era descartada e hoje é reutilizada. Cerca de 250 litros por dia, mais de 5.000 litros por mês e 60.000 litros por ano, que serve para a limpeza escolar e na irrigação de hortas e jardim.
O projeto gurupiense concorrerá com jovens de todo o país e tentará ficar entre os cinco melhores projetos para uma etapa classificatória em São Paulo – SP, no dia 06 de junho. Dessa forma, será selecionado o projeto que representará o Brasil na etapa internacional do SJWP em Estocolmo, em agosto de 2017.
Para os finalistas da etapa Brasil, será destinado um troféu, um prêmio de R$ 10.000,00, um certificado para cada membro da equipe e uma viagem incluindo transporte aéreo, transporte terrestre, hospedagem e alimentação para representar o Brasil na final internacional do Stockholm Junior Water Prize.
Stockholm Junior Water Prize (SJWP)
A Princesa Victoria da Suécia é Patrona do prêmio. O Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (SIWI) é seu organizador. Os projetos vencedores das seletivas nacionais do SJWP, de forte embasamento científico e focados em questões práticas do mundo das águas, são apresentados durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo – Suécia, (World Water Week in Stockholm).
Comentários (0)