Mais uma Escola de Tempo Integral (ETI) será entregue à população nesta terça-feira, 27, às 16h30, - a ETI Almirante Tamandaré, localizada na quadra Arse 132, Avenida NS-04. Com capacidade para atender 1200 alunos, a unidade será administrada em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar).
A Unidade contará com 35 turmas de alunos, que terão três refeições diárias, e um quadro de 136 servidores. A estrutura do prédio é composta por piscinas, vestiários, campo de futebol gramado, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, refeitório, auditório e Bag Fish para cultivo de peixes, além das salas de aula com decoração pedagógica.
A ETI Almirante Tamandaré custou R$ 11.399,038,4 - recursos provenientes do governo federal com contrapartida da Prefeitura de Palmas no valor de R$ 3.738.801,94. Conta com 9.688,99 metros quadrados de área construída em um terreno de 13.007,56 metros quadrados.
Sustentabilidade
Um diferencial da ETI Almirante Tamandaré é a instalação de um sistema de captação de água para aproveitamento de água pluvial para limpeza e irrigação do paisagismo e de energia solar, que será usada no funcionamento de toda a unidade, inclusive, dos blocos de salas de aula, refeitório e quadra esportiva.
Com a inauguração de mais esta escola de tempo integral, Palmas passa a contar com 18 ETIs, sendo que seis delas seguem modelo padrão.
Parceria com a Soamar
A Unidade será administrada em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), e tem por objetivo promover uma educação de qualidade social, ética e cultural para a formação integral dos seus alunos.
A parceria tem como meta levar crianças e jovens à descoberta das próprias potencialidades, à autorrealização, à qualificação para o trabalho e prepará-los para a vida como cidadãos atuantes, educados conforme os valores, costumes e tradições em que a Marinha do Brasil se espelha.
As atividades educacionais da unidade envolverão esporte, cultura, saúde, protagonismo, cidadania e integração comunitária a fim de proporcionar melhoria do desempenho escolar. A ampliação do tempo escolar e a inclusão de novas disciplinas contribuirão para o desenvolvimento dos alunos e possibilitará uma ampliação qualitativa do seu aprendizado.
A estrutura curricular da ETI contempla, além do currículo básico, aulas de teatro, dança, artes marciais, informática, esportes, linguagens, instrução de prática marinheira e atividades voltadas ao empreendedorismo, como cursos de panificação, silk screen, corte e costura, entre outros.
Comentários (0)