A falta de acesso à água potável, que compromete a saúde e o aproveitamento escolar de milhões de crianças no Brasil, acaba de ser superada na Escola Municipal de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos, em Palmas. Na próxima quarta-feira, dia 3 de setembro, às 14h, a instituição se tornará a trigésima do estado a receber o Fonte de Futuro, projeto do Instituto BRK que instala sistemas permanentes de abastecimento de água tratada, garantindo mais qualidade de vida, saúde e melhores condições de aprendizado para estudantes e profissionais da educação.
Para a diretora da escola, Desterro Ibiapina, a implementação do projeto representa um marco importante. “A ausência de segurança quanto à qualidade da água disponível sempre gerou preocupação para a comunidade escolar. A partir dessa parceria, damos um passo significativo para assegurar saúde, bem-estar e melhores condições de ensino e aprendizagem para todos”, afirma.
O desafio enfrentado pela escola de Palmas não é um caso isolado. Cerca de 38 mil escolas brasileiras não têm acesso a uma fonte segura de abastecimento de água e 5,2 milhões de crianças e adolescentes convivem diariamente com o risco de terem doenças de veiculação hídrica. Além disso, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE, 2020), jovens que vivem em áreas sem acesso à rede de distribuição de água têm, em média, um atraso escolas 3,1% maior.
Foi para combater esse cenário que o Instituto BRK, organização sem fins lucrativos criada pela BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento do país, lançou o projeto Fonte de Futuro no final de 2024. O fornecimento de água potável nas escolas participantes conta com a parceria de diversos parceiros de destaque como Zurich Seguros, Mérieux, Gallagher, Scotiabank, Kearney, B3 Social e Group LinkOne, e a meta é levar água potável a 200 escolas públicas nos próximos anos, beneficiando mais de 118 mil pessoas, incluindo 47 mil estudantes, 12 mil professores e 59 mil familiares.
“O saneamento é um direito essencial que impacta diretamente a saúde e o futuro da educação no Brasil. O Fonte de Futuro reforça, portanto, o compromisso da BRK de transformar a vida dos tocantinenses por meio do saneamento e da educação ambiental e, deste modo, consolidar um legado positivo para a sociedade”, afirma o diretor-presidente da BRK, Cleber Renato.
O presidente do Instituto BRK, Carlos Almiro, destaca o poder transformador do projeto: “Encontramos uma forma de ampliar o acesso à água tratada em áreas fora do nosso escopo contratual, levando dignidade, saúde e educação ambiental para quem mais precisa”, diz. O abastecimento é realizado por meio de equipamentos capazes de tratar a água garantindo a potabilidade. A tecnologia permite a instalação rápida e eficiente em locais sem acesso ao sistema público de abastecimento.
A jornada do projeto começou em um cenário emblemático, a Escola Indígena Tainá, na Aldeia Canoanã, localizada em Formoso do Araguaia (TO), onde toda a água consumida pelos 108 alunos e pelos funcionários era coletada em rios e poços, sem qualquer tipo de tratamento, expondo a comunidade a um risco diário de doenças.
Para Leomárcia Ferreira Maia, coordenadora educacional da escola, o projeto tem beneficiado também toda a comunidade da aldeia. “Muitas pessoas não tinham água tratada para beber e acabavam consumindo água do rio, e hoje a escola consegue compartilhar a água com os moradores da comunidade. O projeto mudou a nossa rotina, deixando o ambiente da escola mais seguro e saudável”.
Além de garantir o abastecimento de água potável, o projeto promove educação ambiental, conscientizando estudantes e suas famílias sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
A celebração da 30ª escola beneficiada pelo projeto Fonte de Futuro contará com a presença de autoridades e representantes das empresas parceiras, incluindo Zurich Seguros, Mérieux, Gallagher, Scotiabank, Kearney, B3 Social e Group LinkOne.
Serviço
Evento: Solenidade de entrega do Projeto Fonte de Futuro na 30ª escola do Tocantins
Local: ETI Aprígio Thomas de Matos - Rodovia TO 010 - KM 18 - Fazenda Consolação- Sentido Lajeado
Horário: 14h
Comentários (0)