Escola Sesi de Araguaína será piloto de projeto nacional sobre vida e carreira

Iniciativa desenvolvida pelo Sesi e IEL Nacional será aplicada a estudantes do Ensino Médio

Crédito: Divulgação/Sesi

A unidade de Araguaína da Escola Sesi de Referência será uma das primeiras do Brasil a receber a fase piloto do Projeto de Vida e Carreira, iniciativa voltada para estudantes do Ensino Médio. A ação é desenvolvida em parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Nacional e o Departamento Nacional do Sesi, com apoio da Gerência de Educação do Sesi Tocantins.

 

Nesta terça-feira (15), representantes do Sesi Tocantins e da direção da escola se reuniram com equipes do IEL Nacional e IEL Tocantins para alinhar os detalhes da implementação do programa. O encontro definiu cronograma, responsabilidades e estratégias para o início da Jornada de Carreira, que será lançada em maio.

 

Além do Tocantins, os estados do Ceará, Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina participam desta fase experimental.

 

A Jornada de Carreira faz parte do Projeto de Vida e Carreira do Sesi e inclui uma série de atividades extracurriculares, como palestras, mentorias, testes de maturidade para escolha profissional (Emep) e visitas técnicas a empresas. O foco é apresentar aos jovens as possibilidades de carreira, principalmente no setor industrial.

 

A gerente de Educação do Sesi Tocantins, Cláudia Denis, destacou o impacto da iniciativa: “Esta jornada vai ajudar nossos jovens a se prepararem para um futuro com mais clareza e autonomia, desenvolvendo habilidades essenciais e ampliando horizontes.”

 

O Projeto de Vida e Carreira integra o Novo Ensino Médio do Sesi e tem como objetivo apoiar o planejamento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes. Os participantes são incentivados a identificar seus talentos e interesses, além de traçar metas realistas e coerentes com seus perfis e objetivos.

 

Entre os diferenciais do programa, estão o estímulo ao protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências como liderança, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas — habilidades cada vez mais exigidas no mundo do trabalho.

Comentários (0)