Escolas construídas na zona rural de Araguaína ofertam mais de mil novas vagas

Prefeitura destina anualmente cerca de 40% do orçamento do Município para a Educação.

Salas de aula são climatizadas com ar-condicionado
Descrição: Salas de aula são climatizadas com ar-condicionado Crédito: Divulgação

Um ambiente aconchegante e moderno é essencial para estimular o processo de aprendizagem. Pensando nisso, a Prefeitura de Araguaína investe em melhorias e na construção de novas unidades escolares, tanto no campo quanto na cidade.

 

A comunidade do Povoado Pilões é uma das beneficiadas que em breve contará com uma escola novinha para atender 288 estudantes. Além de quatro salas de aula, a unidade contará com biblioteca, laboratório de informática, secretaria, sala de professores, diretoria, coordenação, cozinha, pátio central, lavanderia, depósito e dispensa.

 

A construção já está 80% concluída e chegou à fase de acabamento, com execução da pintura de revestimento. A Maria Vitória de Sousa, de 10 anos, não vê a hora de mudar para a nova escola, a poucos metros de casa. “Vou poder ir a pé, porque fica pertinho. Sem contar que essa escola é muito mais bonita”, comentou a menina.

 

Escola de todos

 

Não só as crianças estão ansiosas pelas novas instalações. Toda a comunidade vem acompanhando passo a passo. Na tarde de ontem, 29, os moradores se reuniram na casa da dona Sebastiana Francisca para organizar um mutirão de limpeza no entorno da construção da nova escola.

 

“A gente fica feliz por saber que as crianças terão um lugar melhor pra estudar e ficamos na torcida para que seja ofertada também a Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois quero muito aprender a ler”, comentou a moradora.

 

Investimentos

 

A educação no campo de Araguaína conta atualmente com 13 unidades de ensino e mais três em construção, que beneficiarão além do povoado Pilões, os assentamentos Manoel Alves e Paraíso, com a oferta de mais de mil novas vagas.

 

Na zona urbana, a Rede Municipal possui 32 creches e 36 escolas. Desde o início da gestão, foram ampliadas e reformadas 19 unidades de ensino, seis reconstruídas e 13 novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência. Todas as salas de aula das escolas e creches urbanas e rurais são climatizadas com ar-condicionado.

 

Desde 2013, a Prefeitura destina anualmente cerca de 40% do orçamento do Município à Educação. O total de investimentos foi de R$ 30 milhões na Educação, entre recursos federais e municipais.

 

Como resultado das ações na área, feitos na melhoria das condições de trabalho e também na valorização dos professores, o Município tem sido premiado em nível nacional pela evolução nos seus índices educacionais, com o Prêmio Excelência em Educação, recebido do Instituto Ayrton Senna, em 2015, e o Prêmio Excelência em Gestão Pedagógica e Infraestrutura, em 2016.

Comentários (0)