Escolas de Gurupi recebem projeto “Brincar para Sanear” promovido pela BRK

Desde o dia 11 de novembro, os estudantes da cidade recebem as ações lúdicas do projeto educacional sobre saneamento básico

Crédito: Divulgação/BRK Ambiental

Após o projeto “Brincar para Sanear” acontecer no município de Araguaína (TO), desta vez, as ações chegam nas escolas de Gurupi – mais uma cidade localizada em Tocantins.  A iniciativa, promovida pela BRK, com o apoio do Instituto Trata Brasil, tem como objetivo fomentar a educação ambiental, por meio de ações lúdicas, com foco em abastecimento de água e esgotamento sanitário para escolas no país.

 

O principal intuito do projeto “Brincar para Sanear” é levar conhecimento sobre a importância dos serviços de saneamento básico para dentro do ambiente escolar, tanto para os estudantes, como também para professores e pais. Dados do UNICEF divulgados em 2020 mostram que 39% das escolas no Brasil não dispunham de estruturas básicas para lavagem de mãos.

 

Segundo informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano base 2020, o município com quase 90 mil habitantes atende 98,8% da população com água potável e perde 30,1% do recurso hídrico nos sistemas de distribuição, isto é, essa porcentagem não chega de forma oficial para os moradores da cidade. Por outro lado, mais da metade dos habitantes não têm coleta de esgoto, somente 41,8% da população recebem o serviço. Ademais, em Gurupi, apenas 31,1% do esgoto gerado é tratado.

 

De acordo com a coordenadora de comunicação e responsabilidade socioambiental das unidades Tocantins e Pará da BRK, Geórgia Milhomem, as iniciativas de reponsabilidade socioambiental têm trazidos resultados expressivos com ações de conscientização sobre o meio ambiente. “O projeto Brincar para Sanear soma a outras importantes ações promovidas pela BRK, com objetivo de compartilhar hábitos sustentáveis por meio da educação interativa e eficaz”, destacou.

 

Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil, ressalta que esse tipo de projeto só é possível graças às parcerias e o aceite das prefeituras. “Saneamento básico é um tema que está se tornando mais popular para as pessoas de maneira geral. Mas, sozinhos não fazemos nada. Parcerias são fundamentais para abrir portas para que possamos falar sobre saneamento de uma maneira leve, mas bem pontuada”, finaliza a presidente.

 

Instituto Trata Brasil

 

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Atua desde 2007 trabalhando para que o cidadão seja informado e reivindique a universalização do serviço mais básico, essencial para qualquer nação: o saneamento básico. Nosso trabalho é de conscientizar a sociedade para termos um Brasil mais justo, com todos tendo acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. Somos um país ainda muito desigual nessa infraestrutura, sobretudo nas regiões mais pobres.

Comentários (0)