Representantes da Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT) da Capital, Guarda Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Marinha, se reuniram com a imprensa nesta terça-feira, 29, para apresentar o esquema especial que será adotado na festa da virada no Réveillon 2016, na Praia da Graciosa.
De acordo com o coronel Ramos, comandante de Policiamento da Capital, a ação da PM envolve policiais a pé, de moto e carro em toda a extensão da orla da Graciosa, onde haverá programação. As ações englobam diversas modalidades de abordagem e maior contingente no policiamento metropolitano. “Vamos contar com um sistema de radiocomunicação durante toda a operação, garantindo assim mais agilidade e sincronia nas ocorrências”, disse Ramos.
O comandante ressalta ainda que além do efetivo na Praia, homens do batalhão rodoviário estarão fazendo a fiscalização na Ponte Fernando Henrique Cardoso. “Vamos evitar que veículos estacionem nas medições da ponte para evitar acidentes com quem trafega por lá”, finaliza o coronel.
O secretário Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini, alertou que o trabalho da secretaria contará com um efetivo de 40 agentes de trânsito em todo o circuito para evitar congestionamento nas entradas e saídas da Praia da Graciosa. O secretário enfatizou ainda que serão realizadas duas blitzes simultâneas em dois pontos diferentes.
Linhas de transporte coletivo começarão a circular em horário especial, com intervalos de 10 em 10 minutos, sendo que as principais linhas receberão reforço. Todas elas estarão em circulação até às 4 horas do dia 1º de janeiro. “Além disso, convocamos todos os taxistas e moto-taxistas para estarem presentes, preparamos um espaço exclusivo para que as pessoas utilizem esses meios de transporte e não dirijam alcoolizados”, finaliza o secretário.
A Guarda Metropolitana estarão atuando com o ônibus “Guarda Quarteirão”, o objetivo é apoiar nas abordagens e também na fiscalização do trânsito. “A finalidade é a prevenção para conseguirmos detectar um possível ilícito antes que ocorra", afirmou o secretário de Segurança e Defesa Civil de Palmas, Francisco Viana.
Apresentações
Quem se apresenta nesta edição é o cantor reconhecido internacionalmente Alexandre Pires e banda. O evento está marcado para começar às 20h e terá também atrações regionais e Dj’s que se apresentam no palco aberto. A festa conta ainda com queima de cinco toneladas de fogos de artifícios, serão 15 minutos de show pirotécnico para celebrar a chegada de um novo ano.
O evento será realizado pela empresa Diversões e Eventos, com apoio logístico da Prefeitura de Palmas, e empresários locais. Segundo a organização do evento, serão utilizadas mais de cem toneladas de equipamentos, entre som, iluminação, camarotes, segurança, posto médico, além da estrutura para ambulantes. O palco principal terá aproximadamente 60 metros quadrados, montados com painéis de led. Ainda de acordo com a organização são esperadas mais de 60 mil pessoas.
Será montado camarote empresarial com capacidade para 500 pessoas, com vista privilegiada, banheiros exclusivos e segurança especializada. O acesso ao camarote será comercializado pela empresa responsável pelo evento.
Visando proporcionar comodidade ao público serão disponibilizados espaços de alimentação e de ambulantes espalhados pela praia com venda de produtos em geral. A estrutura contará ainda com 100 banheiros químicos em dois pontos diferentes e também comercializadas tendas com estruturas diferenciadas.
Entre as dicas de segurança para evitar transtornos, a polícia orienta que o público presente deve evitar portar joias e celulares em ambientes aglomerados; evitar portar bolsas a tiracolo; estacionar o veículo em locais seguros e bem iluminados e não deixar a chave do veículo com flanelinhas; evitar pedir ou dar informações a pessoas desconhecidas, priorizando o contato com pessoas de referência, como policiais e bombeiros.
(Atualizada às 8h31 de 31/12 - Com informações de Álvaro Júnior)
Comentários (0)