A produtora rural Clóris Coelho mora em uma pequena propriedade às margens da estrada vicinal na região do Assentamento Piabanha. No período de chuvoso, em razão das características geográficas, a água leva a terra e a estrada fica cheia de pedras que dificultam a passagem pelo local. Para facilitar a vida da Clóris, e de cerca de 400 produtores da linha do leite, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), está recuperando as estradas vicinais na região.
Em toda a região as máquinas da Seder estão realizando o cascalhamento e o nivelamento das estradas vicinais, facilitando o trânsito de carros, caminhões de leite, e ônibus escolares.
O transporte de leite é o trabalho do Raimundo Miranda, que afirma que a estrada “estava horrível” para transitar, o que ocasionava a necessidade de um tempo maior para percorrer um pequeno trecho. “A gente passava com dificuldade, e em um trecho pequeno a gente demorava de 30 a 40 minutos a mais, agora já está melhor”, contou.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, explica que além do Piabanha, a Secretaria está atuando em toda a região rural de Palmas. Devem ser recuperados mais de 04 mil quilômetros de estradas vicinais, além de pontes e bueiros. Na área do Paiabanha, a ponte sobre o córrego que dá nome ao Assentamento também será recuperada.
A região do Vale do Lajeado é uma das áreas que as obras já foram concluídas, com a recuperação da estrada, construção de quatro bueiros e uma ponte de concreto. O Projeto de Assentamento Rural Sítio e a área do perímetro da soja, em Buritirana, também estão recebendo os serviços de recuperação de estradas.
Em cada região, uma patrol, uma retroescavadeira, e um caminhão estão trabalhando. De acordo com o secretário, há áreas que dispõem de três caminhões. Ele ressalta ainda que o trabalho demanda tempo devido a maior parte das estradas estarem localizadas na serra, e distantes dos locais onde o cascalho é retirado, uma vez que as estradas são muito estreitas, devido as cercas das propriedades, e impedem a retirada de cascalho no local. Ao todo devem ser investidos cerca de R$ 7 milhões na recuperação das estradas.
Comentários (0)