Etapa Municipal de Educação preparatória para a Conae 2018 é realizada em Palmas

A cerimônia foi aberta pelo presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Odenilson Sousa, dizendo que todos estão reunidos para somar com o poder público.

Participam da Etapa Municipal cerca de 200 pessoas
Descrição: Participam da Etapa Municipal cerca de 200 pessoas Crédito: Secom Palmas

Teve início na manhã desta terça-feira, 15, a IV Conferência Municipal de Educação – Etapa preparatória para a 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2018), realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com o Fórum Permanente da Educação de Palmas (FE-Palmas). O evento que está sendo realizado na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, na Arse 132, prossegue até quarta-feira, 16.

 

A cerimônia foi aberta pelo presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Odenilson Sousa, dizendo que todos estão reunidos para somar com o poder público. "Nós estamos realizando uma ação conjunta com todos os seguimentos da sociedade para somar, para avaliar tudo aquilo que nós queremos que seja melhorado e fazermos o Plano Nacional de Educação avançar e ser construído", ponderou.

 

O gestor destacou ainda que, "A conferência é um espaço democrático onde faremos valer a nossa voz e os resultados desse debate dependerão do envolvimento de todos, portanto vamos opinar e elaborar diretrizes que serão de relevância para a melhoria da qualidade do ensino palmense", declarou.

 

"Palmas mostra seu compromisso e responsabilidade para com suas crianças e jovens debatendo o Plano Nacional de Educação. Estamos aqui para pensar e construir nosso futuro comum", disse a secretária executiva da Semed, professora Juscéia Aparecida Veiga Garbelini destacando a importância dos debates para o avanço da educação. 

 

Segundo a coordenadora do FE-Palmas, Rute Soares Rodrigues serão dois dias de discussões abordando assuntos relevantes relacionados ao PNE. "São assuntos que tratam da democratização, da valorização dos profissionais, da gestão democrática, do financiamento, do plano de carreiras, enfim, são assuntos realmente pertinentes e necessários para o avanço do processo educacional". 

 

De acordo à coordenadora, ao final do evento, após serem debatidos e analizados os oito eixos temáticos propostos, será realizada uma plenária onde será aprovado o documento referência que será encaminhado para o Fórum Estadual de Educação e posteriormente será feita a Conferência Estadual que encaminhará também as proposições para a Conae 2018. "Um momento importante onde o município de Palmas estará contribuindo para melhorarmos a educação do nosso país no âmbito estadual e municipal", afirmou.

 

Participam da Etapa Municipal cerca de 200 pessoas entre professores, gestores escolares, representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), Ministério Público Estadual, Conselho Tutelar, Conselho de Direitos Humanos, Conselhos Municipais de Moradores e União dos Conselhos Municipais de Educação do Tocantins.

 

Palestras

 

Durante a manhã os participantes assistiram ainda a palestra do professor mestre em Educação Marcos Irondes Coelho de Oliveira, que abordou o tema: Diversidade. Na sequência, a diretora de Avaliação, Estatística e Formação da Semed, Marta Pacheco Ramos falou sobre a Avaliação Educacional no Contexto das Políticas Públicas, apresentando o que já foi aplicado na rede municipal de ensino da Capital e quais os desafios a serem superados. 

 

Finalizando os debates da manhã, a Superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Semed, Judite Elizabeth de Freitas Dall'Agnol abordou o tema: Desenvolvimento Integral do Educando: qualidade com equidade.

Comentários (0)