Exposição artística marca homenagem da Acipa ao Dia Internacional da Mulher

Com o título "As flores do teu sorriso", inspirado na obra e tela de teor questionador do artista plástico Pierre de Freitas, a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher com a abertura da exposição no dia 8 de março, às 19h30, no prédio da entidade.

 

O reconhecimento da representatividade feminina ganhou destaque na fala do presidente da Acipa, Joseph Madeira. “As obras desta exposição retratam a singularidade da figura feminina e nos dá um olhar único sobre a natureza da mulher. A arte do Pierre tem esse poder de nos fazer refletir diante de suas obras”, pontuou.

 

Para a comunidade em geral, a visitação será liberada de 11 a 26 de março, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. A entrada é gratuita.

 

A exposição

 

Por meio do olhar do artista a mulher é transformada na personagem protagonista e singular, habitante de jardins imaginários fortes e gritantes revelados pela investigação do desenho intenso e obsessivo de valor gráfico natural do Pierre de Freitas. Nas telas possíveis de notas, a diversidade de texturas e cores que compõem a mística paisagem impactante com ideários românticos.

 

O artista

 

Pierre de Freitas (1967-2017), natural de Brasília, Distrito Federal, foi voluntário engajado na Legião Estrangeira Francesa, tendo servido entre os anos 1989 e 1994 na França, Golfo Pérsico e África Oriental (Djibuti e Somália). Em 1995 ingressou no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG), tornando-se bacharel em 1999 com habilitação em pintura.  Foi coordenador de Artes Plásticas, Visuais e Artesanato da Fundação Cultural do Tocantins entre 2003 e 2005; idealizador e coordenador do projeto A Escola vai à Galeria, realizado pelo SESC em 2004; coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Tocantins de 2004 a 2005; proprietário e administrador da Escola de Artes Ateliê de Ideias entre janeiro de 2006 e janeiro de 2017; presidente da Fundação Cultural de Palmas entre janeiro de 2008 e novembro de 2010; idealizador e promotor do projeto Arte na Rua, realizado em 2011; sócio proprietário do Colégio Integração – Vozes Ativas, no qual lecionou Artes e História da Arte em 2016; tatuador e proprietário do Maktub Tattoo Studio durante os anos de 2013 a 2016. Suas telas pintam a vida, as etapas de sua vivência, a magia e a poesia das cores, o universo se desnudando frente às intempéries e às facetas do artista.
 

 

Comentários (0)