Exposição “Ecos da Serra” revela descobertas arqueológicas em Palmas até dia 30

Mostra gratuita no Museu Casa Suçuapara exibe pinturas rupestres de cinco novos sítios encontrados na APA Serra do Lajeado

Crédito: Flávia Ruth/Governo do Tocantins

O Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar em Palmas, recebe até o dia 30 de janeiro a exposição “Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado”. A mostra, fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), apresenta imagens e informações sobre as recentes descobertas arqueológicas na região. A entrada é gratuita, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

A exposição é resultado do projeto de mapeamento e levantamento do estado de conservação dos sítios arqueológicos rupestres na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapto). O trabalho conduzido pelo Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) da Unitins resultou na descoberta de cinco novos sítios arqueológicos: quatro com pinturas rupestres e um com vestígios cerâmicos.

 

Além da exposição, o projeto gerou um livreto didático-pedagógico de mesmo nome. Através de um Termo de Cooperação, 183 exemplares serão distribuídos em escolas e bibliotecas públicas de Palmas, com o objetivo de promover a educação patrimonial.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3212-7314.

Comentários (0)