Nesta sexta-feira, 7, a partir das 19h, a Galeria do Nila no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, recebe a reabertura da exposição "Mapa Afetivo de Palmas: costurando visões femininas". A mostra, que homenageia o Dia Internacional da Mulher, aborda as vivências das mulheres no espaço urbano da capital tocantinense.
A exposição, que estreou em dezembro no Museu Casa Suçuapara, ganha um novo layout para proporcionar uma narrativa renovada e sensações distintas aos visitantes. “Queremos que as pessoas se envolvam com o tema e se sintam estimuladas a se manifestarem”, explicou Rayssa Carneiro, coordenadora do projeto.
Além da obra “Inspira, expira e admira o sol”, que retrata o pôr do sol de Palmas, a mostra apresenta duas novas instalações interativas, que serão construídas com a participação do público. As obras utilizam técnicas variadas de arte têxtil, como bordado, aquarela em tecido, macramê, tecelagem, patchwork, costura criativa e fiber emballage.
Destaques incluem os pássaros bordados com cabelos, de Nathália Patrício Leão, e as peças tingidas com pigmentos naturais de terra, que representam o chão de Palmas. O projeto foi contemplado pelo Edital de Artes da Secretaria de Cultura do Tocantins, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e surgiu de rodas de bordado realizadas em 2024, onde mulheres compartilharam suas experiências e sentimentos sobre a cidade.
A exposição ficará aberta até 21 de março de 2025, de segunda a sexta, das 8h às 22h. A Galeria do Nila é acessível para cadeirantes, e todas as obras possuem QR Code com audiodescrição.
Instagram do projeto: @mapaafetivodepalmas
Instagram da proponente: @poemar_arte
Contato: (63) 98101-3889 (Rayssa Carneiro, coordenadora).
Comentários (0)