A agente de saúde do município de Palmas, Cacia Lopes Ferreira Chaves, 42 anos, foi diagnosticada em fevereiro deste ano com um câncer no útero e precisou ir para Feira de Santana, na Bahia, em busca de tratamento. A artesã Iraneide Silva da Cruz, disse ao T1 Notícias que a irmã não obteve o acompanhamento devido em Palmas, e que seu caso exigia urgência.
O caso de Cacia avançou rapidamente e o tratamento não surtiu o resultado esperado. Na última sexta-feira, 18, os médicos da Bahia orientaram a família a trazê-la de volta para Palmas.
A família da agente de saúde chegou a criar uma campanha de mobilização pelas redes, em busca de doações para pagar por uma ambulância com UTI para o translado de Cacia para Palmas, que custaria cerca de R$ 18 mil reais.
A irmã de Cacia explicou que foi disponibilizada à família uma UTI simples, o que segundo ela, resolve grande parte do problema, mas, como estão correndo contra o tempo, precisam agora que um médico a acompanhe, pois ela corre o risco de sofrer uma parada cardiorrespiratória durante o percurso. “Se a gente ganhasse uma ambulância com UTI seria muito melhor, mas já que não conseguimos, a gente queria então que algum medico se sensibilizasse para acompanhá-la até Palmas”, afirmou a artesã. Iraneide explicou que, como o câncer atingiu o pulmão de Cacia, seria inviável trazê-la de avião.
Conforme Iraneide, a família solicitou a ambulância ao hospital onde Cacia estava fazendo o tratamento, no entanto, foi alegado que o transporte não poderia ser disponibilizado, pois ela não estava internada, apenas frequentava a unidade para receber as medicações.
A família também teria procurado a Saúde do Tocantins, mas Iraneide afirma que o pedido foi negado pois o laudo médico não estaria conforme as exigências.
Por meio de nota, a secretaria de saúde informou que a transferência da paciente deve ser feita por meio de solicitação da equipe médica ou o serviço social do hospital de Feira de Santana.
Confira a nota na íntegra:
Secretaria de Estado da Saúde
Nota de Esclarecimento
A Secretaria de Estado da Saúde informa que as transferências entre unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) são realizadas conforme solicitação médicas e liberação de vagas (leitos) na unidade de destino.
A equipe médica ou o serviço social do hospital onde está internada a paciente Cácia Lopes Chaves, no município de Feira de Santana (BA), deve entrar em contato com o serviço de regulação do Hospital Geral de Palmas (HGP) para solicitar a vaga em leito de unidade de tratamento intensivo (UTI) e acordar forma de liberação de transporte para a paciente.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida na Central de Regulação do Estado (63) 3218-1060.
Palmas - TO, 23 de novembro de 2016.
Comentários (0)