Fase de Degustação do Festival Gastronômico de Taquaruçu começa nesta segunda-feira

Fase de degustação segue até sexta, 28, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), na Centro de Convenções Arnaul Rodrigues, em Palmas

Crédito: Luciana Pires/Secom Palmas

Começa nesta segunda-feira, 24, e segue até sexta-feira, 28, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, em Palmas, a fase de degustação do 17º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que ocorrerá de 6 a 10 de setembro. A partir das 9 horas, serão submetidos à avaliação dos profissionais das áreas de alimentação e bebidas da Capital, os candidatos que inscreveram suas receitas e passaram pelo II Workshop sobre Ficha Técnica e Harmonização de Pratos.  A lista com as inscrições dos classificados foi disponibilizada no Diário Oficial do Município de terça-feira, 18.

 

No total, 130 inscrições cumpriram as normas do edital, passando para a etapa de degustação da seguinte forma: 27 pratos salgados, 32 pratos doces, 53 comidinhas salgadas, dez Trailer/Food Truck, quatro na categoria 'Saúde e bem-estar' e quatro da ‘Rota Gastronômica de Taquaruçu’.

 

A preparação dos pratos será avaliada por profissionais das áreas de alimentação e de bebidas de Palmas, indicados pelos parceiros Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e pela Empresa Junior, do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Para garantir uma vaga no evento, o participante deverá obter uma nota mínima de 70 pontos.

 

Critérios da avaliação


Para a valorização dos ingredientes culinários regionais, os pratos obrigatoriamente devem conter no mínimo um ingrediente típico da culinária tocantinense. Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurados técnicos durante a degustação.

 

Serão disponibilizados 15 minutos para cada participante, que deverá executar o pré-preparo necessário para apresentação do prato em tempo hábil. O participante deverá levar os utensílios necessários para preparação (panelas, frigideiras, talheres, etc.).

 

O participante deverá entregar a cada jurado a receita da degustação digitada e impressa. Os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação serão de responsabilidade do concorrente.

 

Já os concorrentes da categoria Trailer/Food Truck deverão, além dos critérios mencionados acima, apresentar o veículo para a conferência dos equipamentos e da infraestrutura para preparação de alimentos, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além da documentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em dia.

 

17º FGT


O evento será realizado de 6 a 10 de setembro, em Taquaruçu, com a previsão de participação de 47 concorrentes. Este ano, dentre as novidades anunciadas pela Prefeitura de Palmas há a ampliação da categoria vegetariana, para Saúde e bem-estar, que estende as opções de preparações para intolerantes a lactose e para o público que busca por opções light e diet. E por fim, o aumento no valor das premiações, passando de R$ 72 mil para R$ 114 mil. Agora serão R$ 10 mil para os primeiros lugares, R$ 6 mil para os segundos lugares, e R$ 3 mil para os terceiros, em cada categoria.

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