A Feccamto, entidade que congrega as casas de matriz afro-brasileira no Tocantins, confirmou para este sábado, 24, a partir das 15h, na Praia da Graciosa, o primeiro festejo em homenagem a Yemanjá, chamado Primeiro Presente a Yemanjá. A promoção desta festa em homenagem ao orixá Yemanjá e ao orixá Oxum, Senhora das Águas Doces, tem a proposta de se tornar um evento fixo no calendário cultural e religioso de Palmas.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, do vereador José do Lago Folha Filho, da deputada estadual Vanda Monteiro e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet)
A grande festa à Yemanjá contará com a participação de todas as casas, seja de Candomblé, Umbanda ou Terecô, mas a iniciativa partiu do Ilè de Odé, do pai William de Oxossi. “A gente vê e acompanha as demais festividades por todo País, e especialmente em Salvador e conversando com os irmãos de axé aqui de Palmas decidimos fazer a nossa. A primeira, é bem simples, mas queremos que entre no calendário de eventos da nossa Capital”, diz o líder religioso.
O presente é composto por comida seca da preferência da Orisá das águas salgadas, flores, frutas, tudo acompanhado de muitas cantigas e rezas pedindo proteção.
“Em Palmas, algumas iyalorisás vinham fazendo, em iniciativas próprias, suas devoções nos últimos anos, mas é a primeira vez que as casas se juntam, provocam o poder público e realizam algo dessa grandeza”, explica a Iya Olori do Culto Africano, Ifalorè Efuntolá, Roberta de Osoguiã.
Segundo a Iyá, a festa é feita nas águas doces do rio Tocantins, com a licença e oferendas feitas à Orisá Osum, dona dos rios. “Como aqui não temos mar, vamos presentear,Esú, o mensageiro, nossa mãe Osum e finalmente Yemanjá”, explica.
Confira a participação das Casas:
ILÈ DE ODÉ
ILÈ ASÉ FUNFUN OSOGUIÃ (CASA BRANCA DA SERRA)
ILÈ LOYA OMÓ SILÈ
ILÈ ASÉ ODÉ RONKÊ
ILÈ DE OMOLU
CAZUÁ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
CENTRO ESPÍRITA AFRO BRASILEIRO SANTA BÁRBARA
ORGANIZAÇÃO ESPÍRITA GUERREIROS DE ARUANDA
Comentários (0)