Feccamto promove evento alusivo ao Dia da Consciência Negra; confira a programação

Com o tema "Axé e Consciência", a programação acontece neste sábado, 20, a partir das 8h, no Parque da Pessoa Idosa, em Palmas. A ação contará com palestras, apresentações culturais e filiações

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação/Agência Senado

A Federação Tocantinense das Casas de Culto de Matriz Africana e Afro-brasileira do Tocantins (Feccamto) realiza neste sábado, 20, no Parque da Pessoa Idosa, em Palmas, uma programação em celebração ao Dia da Consciência Negra. A ação contará com palestras, apresentações culturais e filiações de novos membros.

 

O presidente da Feccamto, Gildener Sousa, comentou sobre a importância da data. “Este é um dia muito importante para o povo de Axé e para o povo negro em geral. Desde 1995 que se comemora o dia da morte do ícone da população negra da sociedade brasileira, que é Zumbi dos Palmares, que morreu em 1695. Então, a importância destes movimentos de celebração é chamar a atenção da sociedade e governantes para a necessidade de políticas públicas voltada para a população negra”, pontuou.

 

Gildener também ressaltou que “a importância deste movimento junto a religiosidade, tem uma outra grande importância que são as políticas públicas para ir ao encontro destas desavenças que assolam a sociedade brasileira que é o preconceito, racismo e intolerância religiosa entre outros. A Umbanda, o Candomblé, os cultos de nações africanas celebram este dia com um chamamento para o fim da perseguição religiosa, que os governantes possam trazer políticas que afirmem e garantam realmente um estado laico de direito brasileiro”, explica. 

 

O presidente da Feccamto encerrou falando sobre a programação. "Então, neste dia 20 de novembro faremos um evento muito bacana, vamos reunir várias casas de axés, várias personalidades públicas, pessoas com conhecimentos apurados sobre o assunto da consciência negra, sobre resistência e necessidade urgente de política séria que assegure nossa garantia de direito constitucional, onde possamos realizar nossos cultos com segurança, sem medo de perseguições", finalizou.

 

Programação

 

Abertura

 

08h30min às 08h40min

 

FORMAÇÃO DA MESA 08h40min às 08h50min LOANE MILHOMEM. Apresentação musical para abertura das palestras. PALESTRAS 09h00 às 09h30 GILDENER SOUSA. Presidente da FECCAMTO, escritor, fundador e dirigente espiritual do Instituto Umbandista A Tenda do Caboclo. Membro do CEPIR - Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial do Estado do Tocantins. Tema:  Conciância Negra.

 

09h30 às 10h

 

ROBERTA TUM. IYÁ IFALORÉ EFUNTOLA Dirigente da Casa Branca da Serra. Tema: CONSCIÊNCIA ANCESTRAL - estamos todos interligados às nossas raizes. 10h às 10h30 PROF. Drª SOLANGE NASCIMENTO. Doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora da UFT e ativista dos direitos humanos. Tema: a definir 10h30 às 11h MESTRA DIAMANTE. Apresentação de capoeira.

 

11h as 11h30

 

PROF. Dr. HEBER ROGERIO GRACIO. Doutor e mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Tema: A importância dos saberes populares na medicina convencional. 11h30 às 12h PAI FLAVIO DE OXUM. Dirigente da Associação Espírita Guerreiros de Aruanda. Professor de dança, Coreógrafo e Cenógrafo. Pesquisador da cultura afro. Possui experiência na promoção de eventos culturais acerca da ancestralidade da Mãe África. Tema: AS YABÁS - dança africana.

 

12h as 12h30

 

FELISBERTA PEREIRA DA SILVA “DONA FELIZ”. Mestra Suceira. Mulher, negra, neta de indígenas e quilombolas, conhecedora de remédios naturais na cidade de Natividade no Tocantins. Educadora popular. Tema: Vivência e as curas medicinais alternativas encontradas na natureza

 

12h30 às 13h

 

MÃE CLEUSA. Fundadora e dirigente da Tenda de Umbanda Cabocla Yara e Caboclo Boiadeiro. Na cidade de Santa Rosa do Tocantins. Tema: Vivência do povo de santo na cidade de Santa Rosa.

 

13h às 13h30

 

IYÁ ISA do OMO LAYÊ LOYÁ SILÉ Dirigente do ILÊ OMO SILÉ. Tema: Resistencia do Candomblé no Estado do Tocantins. 13h30 às 14h GILDENER SOUSA. PRESIDENTE DA FECCAMTO. Federação de novas casas na FECCAMTO.

 

Encerramento

 

Apresentação cultural da CURIMBA DA TENDA DO CABOCLO Rito final

Comentários (0)