A 7ª edição da EPOCA (Exposição do Polo Comercial e Industrial de Araguaína), realizada no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma, entre os dias 11 e 15 de abril, recebeu consumidores e investidores de toda região. Com 160 expositores e palestras sobre empreendedorismo, a estrutura do evento de negócios chamou a atenção de empresários da região, que agora querem levar o modelo para suas cidades.
O presidente da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marabá), João Tatagiba, esteve na feira no sábado, 15, e disse ter ficado admirado. “Fazia tempo que não vinha a Araguaína, a cidade está transformada. O modelo que foi criado demonstra a capacidade de fornecimento de serviços e produtos de uma maneira que nem sempre as pessoas conhecem. Vamos importar esse modelo para Marabá”.
No dia 11, uma comitiva de Paraíso do Tocantins formada por 36 gestores públicos e empresários acompanhou a abertura da feira e ainda aproveitou o dia para conhecer as obras e ações da Prefeitura para incentivar o desenvolvimento da cidade. A presidente da Acip (Associação Comercial e Empresarial de Paraíso do Tocantins), Juliana Martins, fez parte do grupo e destacou a união local.
“O mais importante que a gente conseguiu vislumbrar nessa visita é a conexão da cidade com a Prefeitura, associação comercial e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Isso é importante porque a gente consegue transformar o comércio e a indústria, além prospectar jovens para o futuro, principalmente para o desenvolvimento tecnológico”, afirmou Juliana.
Parceria de sucesso
No encerramento da feira, o prefeito Wagner agradeceu todo empenho da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), organizadora do evento, e da população pela participação. “São vocês que fazem de Araguaína a capital econômica do estado, e nós trabalhamos para que sejamos também a capital econômica de todo Matopiba (região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará)”.
Foco nos negócios
Os 160 expositores representaram diversos segmentos, como roupas, calçados, decoração, tecnologia, veículos, beleza, maquinários, alimentação, agronegócio, saúde, capacitações, conhecimento, entre outros. O vendedor de veículos Roni Arraia destacou a oportunidade na EPOCA foi diferente de outras feiras da cidade.
“Aqui o consumidor vem para comprar, é diferente da Expoara (Exposição Agropecuária de Araguaína) que tem os shows como atração. A participação de todas as concessionárias é boa também porque dá mais opções, gera mais interesse, as pessoas vêm para conhecer os lançamentos do mercado”, explicou Roni.
Até quem não conseguiu ir a feira deu um jeito de aproveitar as promoções. A estudante Kettoly Pinheiro contou que comprou roupas para duas amigas, organizando tudo por mensagem no celular. “Mandei foto de tudo e elas foram escolhendo o que queriam. Foram duas sacolas cheias de compras”.
Tecnologia
O estande do Investe Araguaína trouxe uma apresentação da cidade com óculos de realidade virtual, com imagens de pontos turísticos e um vídeo institucional sobre a potencialidade econômica do município. A estudante Ana Karolina, de apenas 12 anos, veio morar em Araguaína há três meses e aproveitou a tecnologia para conhecer a cidade. “Foi uma boa experiencia. Eu vi o Parque Cimba e deu vontade de ir lá”.
Comentários (0)