Festa TabokaGrande começa neste sábado, 20, em Taquaruçu

Crédito: Divulgação

Começa neste sábado, 20, no distrito de Palmas, a Festa TabokaGrande, parte do calendário turístico de Taquaruçu e que se estende até a próxima quinta-feira, 25. Com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur, o evento é uma realização do Instituto TabokaGrande em parceria com a Oca do Vento e integra a programação em comemoração aos 20 anos do Cultura Viva.

 

A festa marca o auge das atividades anuais no calendário da Corte dos Gigantes, que se estendem de janeiro a dezembro no Ponto de Cultura e Turismo TabokaGrande. Este espaço oferece uma imersão em vivências culturais e atividades turísticas, incluindo trilhas e mirantes, todos recebidos de forma especial por um boneco gigante, que dá as boas-vindas aos visitantes e preside os eventos ao longo do ano, como a Queima dos Tambores, Os Cavalim durante o Carnaval, e, especialmente, Os Gigantes de Palmas no meio do ano. Este último evento celebra a harmonia e o equilíbrio entre todas as formas de vida, simbolizando a profunda conexão entre a terra e as águas.

 

Durante o evento, é realizada uma semana Corpo Saudável, que oferece gratuitamente atividades dedicadas à saúde do corpo e da mente. São ações e vivências educativas que promovem a consciência ambiental e equilíbrio da vida e cultura humana com o meio ambiente natural. A agenda terá várias experiencias como "Ventres da terra" com Lara Ferreira, que abordara um caminho de autopercepção e autoconhecimento do sagrado feminino com a participação de Flavia Wenceslau. A gastrônoma e arte educadora, Enes Darc, fará uma vivência de culinária infantil com os Chefinhos de Taquaruçu. Fernanda Nunes trará o flow de uma prática que combina movimentos fluidos e dinâmicos, trilhas para o alvorecer do dia com o Mestre Wertemberg na Pedra Pedro Paulo e flow com Fernanda no mesmo mirante. Juciely e Janete Nunes oferecerão caminhadas e trilhas focadas nas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e no conhecimento ancestral das plantas medicinais, enquanto Wanderlei Batista liderará uma oficina de modelagem em barro e Silvia Carvalho proporcionará práticas de aterramento e autoconexão.

 

Link para inscrição gratuita das experiências da semana corpo saudável.

 

Além disso, a programação inclui o evento Cantorias em Capoeboicongo, onde o mestre Wertemberg Nunes convida cantores e compositores, tanto nacionais quanto regionais, para se apresentarem com a Banda TabokaGrande. Este ritmo, que se origina da cultura popular dos reisados, das rodas de capoeira, do boi e das cantorias do universo tupi-afro-brasileiro, oferece uma rica experiência cultural. As canções no estilo capoeboicongo estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, em dois álbuns: Mitos TabokaGrande e Cantorias em Capoeboicongo.

 

Programação

19 de julho – Abertura com divulgação nas ruas

20 de julho, às 19h – Cultura TabokaGrande

Os Gigantes de Palmas – Tradicional encontro do Galos de Palmas com Boiuna quando celebram harmonia e equilíbrio como princípio da representação mítica natural da capital. O mestre Wertemberg Nunes apresenta de forma oral e pelo canto todo espetáculo com performance de cada boneco gigante

Às 20h: Abertura do Cantorias em Capoeboicongo, apresentação do Capoeboicongo pela Banda TabokaGrande e seus convidados como Magoo e Moicano do Bando Urtiga. Participação especial na abertura do Cantoria em 2024 será da cantora nacional Flavia Wenceslau.

Dia 21 de julho - Na Praça Maracaípe, cantorias em capoeboicongo com a Banda TabokaGrande uma noite de integração com outros ritmos e estilos no Palmas Férias.

De 21 a 25 de julho – Cultura TabokaGrande

De 23 a 25 de julho - Cultura TabokaGrande Rodas de Capoeboicongo

Ao fim do dia, rodas de tambores, contos e histórias celebrando harmonia e agradecimento pelas experiências do dia.

 

Banda TabokaGrande

 É a banda base das apresentações dos bonecos gigantes de Taquaruçu e se apresenta desde 2001, nos cortejos dos bonecos e nos eventos da aldeia TabokaGrande.Este ritmo tem sido o centro das manifestações culturais da aldeia, promovendo encontros com artistas autorais que fortalecem e celebram os valores do capoeboicongo. Desde o início das manifestações culturais, o capoeboicongo se estabeleceu como a principal atração na cosmologia de TabokaGrande.

 

A banda tem se apresentado em eventos do carnaval de Taquaruçu, Palco Culturando, em Barretos, e no ano passado trouxe para o lançamento nacional do ritmo capoeboicongo o cantor Xangai no Palmas férias de 2023.

 

Por um longo período, apresentou-se somente nas atividades da Aldeia TabokaGrande, com a pandemia o mestre Wertemberg lançou vários produtos da Aldeia, a revista Tambores de capoeboicongo é o ritmo capoeboicongo e realizou o Festival Capoeboicongo. https://festivalcapoeboicongo.xn--taquaruu-y0a.com/ e tambem gravou com a banda tabokagrande todo o repertório de canções dos rituais da festa denominado Mitos TabokaGrande e outro disco de Cantorias em Capoeboicongo com parceiros e composições populares. Estes dois discos estão publicados em 150 plataformas de áudio do mundo inteiro. Mitos tabokagrande e Cantorias.

 

 Para ter acesso ao processo criativo do capoeboicongo, bem como mais informações sobre a originalidade e o universo da Aldeia TabokaGrande clique aqui.

 

Flavia Wenceslau

Vencedora de dois prêmios Caymmi de música (2007 e 2017), Flávia traz na bagagem outros três álbuns autorais: Saia de Retalho (2010), Quase Primavera (2007) e Agora (2005). Em 2018, ela havia lançado também o EP Quem Souber, com cinco canções.

 

Naquele mesmo ano, a artista estreou o show de voz e violão Minha Música Tem História. De maneira intimista, o espetáculo entrelaça canções e histórias pessoais, com bom humor e espontaneidade. O conceito serviu também de tema para uma websérie que leva o mesmo nome e está disponível no canal do YouTube de Flávia. Em 10 episódios, ela percorre as diversas fases de sua vida, em prosa e música.

 

Aclamado por crítica e público, outro formato de show foi lançado em 2017. Batizado com o nome de um single, Por Uma Folha contou com produção de cenário, figurino e a direção do premiado ator e diretor Jackson Costa. No palco, dois violonistas e um sanfoneiro, além de convidados especiais.

 

Consagrada na voz de Maria Bethânia, que gravou a canção Silêncio em CD e DVD do show de 50 anos de carreira, Flávia Wenceslau se destaca por seu trabalho autêntico, marcado pelo vigor poético. Já emprestou composições suas para trilha de novela (Cristal, SBT) e para as vozes de Mariene de Castro, padre Fábio de Melo, Marcos Lessa e Margareth Menezes.

 

Já são mais de 20 anos de estrada na música, dom que teve primeira referência no pai e em suas vivências desde a infância no interior paraibano. Flávia reside na Bahia e conta com fãs espalhados por todo o país. Nas redes sociais, ela costuma escrever suas reflexões sobre a vida, revelando os sentimentos profundos que permeiam o imaginário de uma artista madura.

 

Magoo do Bando Urtiga

Outro convidado para o Cantorias Em Capoeboicongo é o Magoo do Bando Urtiga. Fernando Magoo é vocalista e iniciou o projeto Magoo e o Bando para um novo processo de shows.

 

Na mesma época, Fernando Magoo começou a cantar junto com o grupo TabokaGrande e teve ainda mais certeza que era o momento de o grupo estar no contexto da música autorais.

 

Ponto de Cultura TabokaGrande

 

O Ponto de Cultura TabokaGrande busca mobilizar a população para celebrar a união de culturas em prol da harmonia e do equilíbrio entre o ser humano integral e a natureza. O conceito do Ponto Cultura e a preservação dos saberes culturais no sentindo de pertencimento que afloram de uma memória ancestral amazônica e das misturas de culturas tupi-afro-brasileira.

 

Comentários (0)