A nona edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) levou ao distrito de Taquaruçu cerca de 112 mil pessoas nos cinco dias de evento. Nos dias de maior movimentação foram registradas 48 e 30 mil pessoas, respectivamente, na última segunda-feira, 7, e no sábado, 5. Nesses dois dias, os números foram semelhantes à soma total de público da edição do ano passado, quando quase 80 mil visitaram o Festival.
Para Marcos Jair, um dos participantes do concurso gastronômico, o Festival é uma grande oportunidade para promover o comércio regional, que tem crescido bastante no ramo da culinária. Estreante no Festival, as marcas principais do evento apontadas por ele foram à segurança e a organização. “O ambiente está bem tranquilo. Tudo que foi dito que seria feito foi cumprido. Quero continuar participando nos próximos anos”, planejou o comerciante que precisou, inclusive, adquirir mais ingrediente durante o Festival, por conta das vendas, que alcançaram nível acima do esperado.
Já para a moradora de Buritirana, Carlene Gomes, o evento já tem espaço certo na sua agenda. A dona de casa contou que, todos os anos, participa do Festival e tem ficado satisfeita com a estrutura. “Percebo que a cada ano a estrutura melhora, tem mais iluminação, as barracas ficam mais organizadas. Além disso, a limpeza é um encanto. Acho que as pessoas pensam até duas vezes antes de jogar lixo no chão, de tão limpo que está”, frisou a dona de casa, reiterando que a limpeza indica o zelo da gestão municipal em cuidar da Cidade. “Em todo canto de Palmas vejo que tem lixeira, isso é ótimo”, ressaltou.
A estudante Catarina Mendes ressaltou que fica feliz em ver que Palmas e região estão sendo promovidas para o Brasil. “Conheço pessoas que moram fora e que já sabem sobre o Festival. Isso mexe com a nossa autoestima. Fico orgulhosa de ter nascido aqui”, declarou.
Sobre a estrutura do evento, o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues, frisou que é intuito da gestão continuar aperfeiçoando cada detalhe do Festival, pela grandeza que o evento tem apresentado a cada edição. “Já estou conversando com o prefeito, apresentando algumas sugestões para o próximo ano. A ideia é aprimorar sempre, aumentando cada vez mais a participação do público”, disse o presidente.
Próxima edição
Sobre a 10ª edição do FGT, Cristiano adiantou que a participação do público na escolha dos pratos vencedores vai continuar e que shows de bandas nacionais continuarão sendo marcas do Festival. “A gente sabe que artistas nacionais são grande ferramenta de promoção do evento. Na segunda mesmo, tivemos quase 50 mil pessoas no show do Roupa Nova. Muitas pessoas são atraídas para Taquaruçu também por conta desses shows, e acabam retornando”, avaliou Cristiano.
(Com informações da Secom Palmas)
Comentários (0)