Voltado à arte de rua, o Festival Calango acontece nesta sexta-feira, 30, e sábado, 31, em Palmas. A abertura acontece a partir das 18h do dia 30, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O evento tem patrocíncio e apoio do Sesi e visa promover a integração e valorização de artistas de rua em um ambiente vibrante e diversificado.
A programação inclui apresentações de circo, teatro, dança e outras formas diversas de expressão artística. Além disso, para celeberar a potência artística das ruas e favelas, o festival destacará a cultura hip-hop com batalhas de rima, graffiti, break dance e shows de rap.
O nome "Calango" é uma homenagem a Briner Bitencourt, um jovem negro e nortista nascido e criado em Palmas. Briner, conhecido por sua dedicação à redução da desigualdade social por meio da arte e de eventos culturais, enfrentou injustiças e usou sua plataforma para denunciar problemas sociais e políticos. Infelizmente, Briner foi preso injustamente em 2022 e faleceu após lutar pela sua inocência.
O Calango Festival nasce do sonho compartilhado por Briner e Belyza, com o objetivo de destacar artistas invisibilizados e promover oportunidades para aqueles que, independentemente de sua origem, possuem talento e potencial para brilhar. O evento é uma celebração da diversidade e uma plataforma para vivências artísticas que refletem a riqueza cultural das ruas.
Comentários (0)