A Igreja Católica tem na Quaresma – 40 dias entre o Carnaval e a Semana Santa (datas móveis) - um dos chamados períodos fortes, carregados de simbologias e eventos em que os fiéis normalmente são convidados a lembrar da história de paixão e morte de Jesus Cristo, nas missas e celebrações Eucarísticas, como a Quinta-Feira Santa, o Beijo da Santa Cruz, na Sexta-Feira e a Vigília Pascal no sábado. Por recomendação do Papa Francisco, neste ano as celebrações, que normalmente contam com a participação dos fiéis nas igrejas e procissões nas ruas, serão substituídas por cultos restritos ao clero e alguns membros de pastorais e ministros eclesiais (leigos que se dedicam a ajudar nas celebrações), mas que na maioria serão transmitidos por canais da Web e/ou televisão.
A recomendação do Papa ocorre por conta da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), talvez a maior emergência sanitária da era moderna. Simples hábitos de convívio de repente se tornaram um potencial risco de adoecimento e de propagação do vírus.
E, curiosamente este hábito, o de acompanhar a prática religiosa por meio de transmissões, vem sendo adotado por todas as idades. Por exemplo, a dona de casa Marilene P. Lima, 74 anos, conta que usa a internet atualmente até para rezar o terço junto com os filhos que moram distante. “Ligo pra eles e juntos rezamos, conversamos, assistimos a missa e esperamos a hora certa de nos encontrar outra vez”, conta Marilene.
Ela considera até que esta é uma opção de encontrar pessoas que não via há tempo. “Assisto até mesmo a Missas e novenas de um Padre que gosto muito e que hoje mora em Várzea Alegre (CE), o Padre Pedro André Bitu. Também assisto a Canção Nova e outros canais, junto das pessoas que amo”, explica.
E a Internet está repleta de pessoas evangelizando. São hashtags diversas, a exemplo de #FamíliaIgrejaDoméstica #Igrejaemcasa #SemanaSantaOnline #Vamosajudar #Foiporamor, entre outras.
Mas não é só a Igreja Católica que aderiu a este formato de evangelização. As igrejas protestantes também estão repletas de exemplos de cultos online, em que os fiéis se encontram em louvor e adoração.
David Nery, denominado levita do Senhor, irá ministrar nesta quinta-feira, 9, canções na Live da Paz Church. O convite foi compartilhado por seu pai,o delegado da Polícia Civil Rérisson Macedo. “Gostaríamos de contar com a presença online de todos vocês”, postou Macedo em suas redes., acrescentando que este deve ser um tempo de muito louvor e adoração a Jesus.
Confira a programação de algumas igrejas em Palmas neste final de semana:
Igreja Batista Bíblica de Palmas
Comentários (0)