Fieto e Senai formam 429 alunos em cursos profissionalizantes em Paraíso

Programas de qualificação já capacitaram 2,3 mil pessoas no município; parceria entre prefeitura e Senai deve ofertar mais 600 vagas em 2025

Crédito: Victor Hiroshi

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e do Conselho do Senai, Roberto Pires, participou na noite desta segunda-feira, 30, da cerimônia de formatura de 429 alunos concluintes de cursos oferecidos pelos programas Qualifica Paraíso, Qualifica Juventude e Qualifica Social ofertados pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

Criado em 2021, a iniciativa já formou 2.300 alunos, sendo 1900 por meio da parceria com o Senai em diversas áreas como alimentos, mecânica, solda, construção civil, elétrica, vestuário e marketing digital.

 

“A educação profissional transforma vidas. Promover qualificação e geração de renda para jovens e adultos é um compromisso com um futuro de mais desenvolvimento e crescimento econômico e social para o município de Paraíso”, destacou o presidente Roberto Pires.

 

Para cada matrícula investida pela Prefeitura no programa, o Senai garante outra gratuitamente. Em 2025, está prevista a  abertura de mais 600 vagas em áreas como operador de drone, classificação de grãos, entre outras.

 

O prefeito de Paraíso, Celso Moraes, destacou que o programa iniciou buscando valorizar o comércio local e, ao longo do percurso, foi além, impactando positivamente a vida das pessoas, fortalecendo as famílias da região e incentivando o estabelecimento de novas empresas e indústrias.

 

“Reconheço o Senai como um parceiro fundamental, responsável por quase 80% das formações. Acredito que esta colaboração deve ser intensificada, pois a qualificação profissional é crucial para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse o prefeito.

 

O evento de formatura foi realizado no Centro Pastoral Dom Heriberto Hermes e reuniu autoridades, formandos, familiares e parceiros como a diretora regional do Senai Tocantins, Márcia Rodrigues, e a gerente do Centro de Formação Profissional no município, Marcela Canola.

Comentários (0)