Fogo criminoso atinge mata entre o IFTO e o Parque Cesamar na tarde desta segunda

Executivo Municipal disse também que ainda há fumaça nos locais por conta das queimadas de alguns galhos e troncos, que é um processo natural, mas não houve incidentes humanos.

Crédito: Divulgação

Uma grande fumaça em Palmas na tarde desta segunda-feira, 2, deixou muitos moradores assustados. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, a fumaça foi decorrente de um fogo que teve início por volta das 13 horas, nas proximidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), mas seguiu em direção do Parque Cesamar.

 

Ainda segundo a corporação, três equipes de militares controlaram a situação, sem informar quanto tempo durou a ação e tampouco o tamanho do estrago causado pelas chamas.

 

 

Fogo teria sido criminoso.

 

 

Mas, a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), informou que o fogo que atingiu parte do Parque Cesamar e do IFTO trata-se de fogo criminoso. “O fogo foi combatido com a ajuda da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), com acompanhamento da Fundação”, lembrou em nota.

 

A Prefeitura esclareceu ainda que os danos causados foram inúmeros e atingiu a fauna e flora local. “Apesar de ser um bioma resiliente, várias espécies estavam em floração e algumas produzindo frutos, além dos danos causados à fauna de vários tipos de insetos, animais terrestres e macacos”, lamentou.

 

O Executivo Municipal disse também que ainda há fumaça nos locais por conta das queimadas de alguns galhos e troncos, que é um processo natural, mas não houve incidentes humanos.

 

Contratação de brigadistas

 

Por fim, diante deste incidente, a Prefeitura informou que com relação a contratação de brigadistas, o processo está em fase final de análise, sendo que a previsão é que até o final de semana os contratos começam a ser assinados. Não foi informado quantos brigadistas serão contratados e nem o plano de atuação no combate às queimadas e incêndios na Capital.

 

WhatsApp Ambiental

 

No domingo, 31, no intuito de intensificar as ações do Governo do Tocantins no combate as queimadas, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lançou o o WhatsApp Ambiental, para receber denúncias de crimes com fogo. O número é 99988-0030. O objetivo é dar celeridade nas ações de combate.

 

Para melhor uso do canal, o cidadão deve estar atento a todas as informações prestadas. Para validação da denúncia tem que enviar fotos ou vídeos, horário em que viu o incêndio ou flagrante, descrição da cena e o local exato. Todas essas informações serão compiladas e enviadas ao Corpo de Bombeiros para atuação imediata. O WhatsApp Ambiental ficará disponível durante todo o período de estiagem.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)