O secretário de Infraestrutura de Palmas, Marcílio Ávila, disse em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta segunda-feira, 22, que a força tarefa realizada pela empresa Terra Clean neste final de semana no intuito de normalizar a coleta de lixo, adiantou todo o serviço que estava atrasado na Capital.
“Desde sábado eles estavam trabalhando dia e noite e conseguiram adiantar todo o serviço”, afirmou o secretário. Marcílio Ávila informou que agora a empresa está de acordo com o contrato e conta com 10 caminhões coletores de resíduos sólidos, que chegaram à Capital na tarde da sexta-feira, 19.
Segundo informou a Prefeitura de Palmas, os caminhões da empresa Terra Clean possuem uma calha de captação de chorume para que o lixo coletado não se misture com o chorume após a compactação do lixo. Cada baú tem capacidade para acondicionar 15 metros cúbicos de resíduos sólidos.
Além dos caminhões basculantes, a Prefeitura informou que foram adquiridas duas varredeiras que executarão os serviços de varrição nas avenidas e rotatórias e, também, que a empresa pretende manter o mesmo horário de coleta que já vinha sendo praticado pela empresa anterior.
Investigação MPE
A Prefeitura de Palmas informou, por meio de sua assessoria, que ainda não foi notificada pelo Ministério Público Estadual (MPE) quanto ao procedimento aberto pelo órgão para apurar a legalidade do contrato firmado entre a Prefeitura de Palmas e a empresa Terra Clean. O MPE lembrou que já tramita no Judiciário uma Ação Civil Pública do MPE no sentido de obrigar a Prefeitura de Palmas a realizar a licitação da coleta de lixo na Capital.
Em nota a Prefeitura informou que "quanto a investigação do Ministério Público Estadual (MPE) sobre o contrato entre a Prefeitura Municipal de Palmas e a empresa Terra Clean para coleta de lixo na capital, a Secretaria de Assuntos Jurídicos informa que tem conhecimento do procedimento pela imprensa. Portanto, a Prefeitura ainda não foi notificada oficialmente, mas quando for prestará todos os esclarecimentos que se fizerem necessários".
Atualizada às 10h38.
Comentários (0)