Força-tarefa para sanar dúvidas do IPTU já atendeu cerca de 300 pessoas

Pode procurar a Prefeitura o contribuinte que tem dúvidas sobre a cobrança ou aquele que deseja revisar o valor venal de seu imóvel.

Atendimento acontece em vários pontos da cidade
Descrição: Atendimento acontece em vários pontos da cidade Crédito: Divulgação

O contribuinte que tem dúvidas sobre a cobrança do Imposto Predial e Territorial Predial (IPTU) 2018 ou que tem interesse na revisão da cobrança por acreditar que o valor venal considerado está em desacordo com a realidade deve procurar, até o dia 28 de fevereiro, as unidades do Resolve Palmas na Avenida JK e em Taquaralto ou um dos 15 pontos de atendimento da força-tarefa organizada pela Prefeitura de Palmas para garantir agilidade no atendimento aos contribuintes. Somente na manhã desta quinta-feira, foram realizados 292 atendimentos, sendo 208 atendimentos de orientação sobre o IPTU, 83 impressões de boleto e apenas um pedido de revisão de área construída.

 

Na quarta-feira, 14, na rotina de atendimento das unidades do Resolve Palmas, foram feitas outras 193 orientações, 101 emissões de boleto e apenas dois pedidos de revisão de área construída.

 

Quanto aos novos locais, já foram instalados e entraram em funcionamento pontos de atendimento nas estações de integração do transporte público Apinajé (próximo à Praça dos Girassóis), Xambioá (ao lado do Super Big), Krahô (ao lado do Hotel Italian), Xerente (Aureny III) e Javaé (Taquaralto).

 

A partir da próxima segunda-feira, 19, outros dez pontos de atendimento estarão funcionando nos seguintes locais: em frente ao Palmas Virtual da Arno 33; na Av JK, em frente ao Resolve Palmas; no Centro Comunitário do Setor Santo Amaro; na Arse 112, em frente ao Supermercado União; entre a Estação Karajá e a Feira Aureny I; na Avenida Brasil no Aureny IV; no Jardim Taquari; Avenida Tocantins em frente ao Banco do Brasil de Taquaralto, Avenida Tocantins, em frente à Caixa e Praça Joaquim Maracaípe em Taquaruçu.

 

Atendimento

 

São necessários apenas documentos pessoais do proprietário e documentos que comprovem a propriedade do imóvel. “Nesses lugares o contribuinte tira dúvidas e verifica se o valor venal está correto, descobre como se calcula o imposto e, inclusive, imprime o boleto. Ali é feita uma triagem e muitos resolvem suas dúvidas. Se o contribuinte julgar a necessidade de uma revisão ele é orientado a procurar uma das unidades do Resolve Palmas para conclusão do atendimento”, explica o superintendente de Administração Tributária da Secretaria de Finanças, Murilo Galhardo.

 

O engenheiro civil José Umbelino Pires soube da força-tarefa para atendimento de dúvidas e procurou atendimento nesta quinta-feira, 15. “Consegui entender, tirar umas dúvidas sobre o cálculo do IPTU e o valor venal. No geral fui muito bem atendido, o pessoal aqui é educado, apesar de ter muita gente não esperei mais que 20 minutos”, disse Pires.

 

Revisão

 

“Quando o contribuinte nos procura para tirar suas dúvidas é explicado como se calcula o IPTU e muitos já saem esclarecidos. Já aqueles que não entendem e acham que o valor venal está supervalorizado é possível que façam o pedido de revisão simplificada no Resolve Palmas de vistoria do imóvel. Estamos fazendo todo o esforço para atender todos pedidos ate fim do mês, tudo para atender o cidadão da forma mais transparente possível”, salienta Galhardo.

 

O contribuinte também pode, por conta própria, providenciar um laudo de engenheiro civil devidamente cadastrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea) e de um corretor de imóveis cadastrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) confirmando o valor venal do seu imóvel. “Vamos acatar as decisões do Crea e do Creci. Se o valor atualmente cadastrado estiver em desacordo este será atualizado, seja para mais ou para menos”, concluiu Galhardo.

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