Forças policiais atuarão em operação integrada no carnaval de Palmas

Polícias atuarão na Vila Olímpica de Palmas, nos dias do “Palmas Capital da Fé”; na Praia das Arnos e no Jardim Taquari. O objetivo é propiciar a segurança e acessibilidade à população

Equipes atuarão em vários pontos da cidade
Descrição: Equipes atuarão em vários pontos da cidade Crédito: Foto: Aline Batista

As Secretarias Municipais de Segurança e Defesa Civil e de Infraestrutura, Trânsito e Transporte e ainda as Polícias Militar e Civil estarão atuando de forma integrada na Vila Olímpica de Palmas, na Praia das Arnos, e no Jardim Taquari durante o período de Carnaval. O objetivo é propiciar a segurança  e acessibilidade à população durante os dias do “Palmas Capital da Fé”.

 

Cerca de 20 agentes de trânsito e seis agentes do Departamento de Trânsito (Detran- TO) atuarão em parceria com 30 guardas metropolitanos e 50 policiais militares para garantir a segurança durante os dias de  realização do “Capital da Fé”. 

 

Serão utilizadas quatro viaturas e quatro motos da equipe de trânsito; duas viaturas do Detran-TO no controle de tráfego do cruzamento da Theotônio Segurado com a Avenida NS-15, assim como no controle e fiscalização no entorno da Vila Olímpica.

 

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) disponibilizará 30 homens, com acessórios e  armamento letal e menos letal, com oito viaturas, sendo 26 guardas na Vila Olímpica- Circuito da Fé, com o apoio de  seis viaturas.

 

No Jardim Taquari serão disponibilizados dois GMPs, com apoio de uma viatura e na Praia das Arnos dois GMPs, com apoio de  uma viatura.

 

Câmeras de vídeomonitoramento

No circuito do Capital da Fé serão empregadas câmeras de vídeo monitoramento visual das áreas de concentração, sendo uma câmera estática no palco uma de acesso principal, uma câmera com possibilidade de rotação no palco dois, para monitoramento do circuito, estacionamento e áreas adjacentes serão monitoradas a partir da Central de Monitoramento da PM e pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), e nas bases fixas dos ônibus.

 

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, major Leonardo Coelho, a maior missão será a proteção do patrimônio e da população, garantindo a tranquilidade  durante os dias de folia. “Estaremos atuando de forma integrada  na Vila Olímpica com o propósito de coibir  qualquer ato contra a ordem pública ou que atentem contra a segurança e integridade física e moral das pessoas”, disse.

 

Blitz da Lei Seca

Durante os dias de folia haverá blitz pela Operação Lei Seca, em vários pontos estratégicos da Capital, a partir das 22h. As ações ocorrerão simultaneamente  na Praia das Arnos, Taquari, e Taquaruçu, com a fiscalização integrada da Lei Seca.

 

No entorno e acesso a Vila Olímpica, equipes de educação para o trânsito estarão  conscientizando os foliões sobre o risco da mistura de   álcool e direção.

 

De acordo com o agente de Trânsito Alexandre Guerreiro, as ações buscam conscientizar a população do risco em beber e dirigir. “A população será orientada a não fazer uso da bebida alcoólica e,  após,  fazer uso do veículo”, disse.

 

Ainda de acordo com o agente, durante a blitz, caso haja indícios de embriagues, o condutor pode ser submetido a teste de alcoolemia e dependendo do resultado deverá ser conduzido à Delegacia de Polícia por crime de trânsito. “A multa por dirigir alcoolizado é de R$ 2.934,70 com sete pontos no prontuário e recolhimento da CNH”, disse.

 

Forças policiais integradas

A Polícia Civil manterá um efetivo de três agentes, sendo dois policiais civis e um escrivão na Vila Olímpica Circuito do Capital da Fé, com o apoio de uma viatura.

 

Já a Polícia Militar dividirá o efetivo de 50 homens, sendo 34 PMs na Vila Olímpica, com apoio de uma viatura; oito PMs na Praia das Arnos, e oito PMs no Jardim Taquari, sendo que três policiais irão manusear detectores de metal.

Comentários (0)