Uma nova manifestação está programada para esta quarta-feira, 26, a partir das 17 horas em Palmas. A manifestação é convocada pelas redes sociais pelo perfil que se autodenomina “Tocantins Inteligente” e que, no último dia 20 levou pelo menos 12 mil pessoas ao centro da Capital.
A concentração está marcada para as 17 horas na Praça dos Girassóis, de onde os manifestantes seguem em passeata para a quadra 307 Norte. Depois as manifestações retornam até a Estação Apinajá, segundo reteiro repassado pelos organizadores do manifesto. Até às 10 horas da manhã desta quarta cerca de 7 mil pessoas já haviam confirmado presença na manifestação por meio das redes sociais.
De acordo do João Paulo Leite, os manifestantes vão protestar contra os altos gastos da Assembleia Legislativa do Tocantins, contra o programa “Tocantins Legal” a favor da reforma política. João Paulo justifica que “a Assembleia Legislativa do Tocantins é a mais cara do Brasil. É inaceitável que, em um Estado com tanta miséria e desigualdade social, o Poder Legislativo tenha um custo tão alto”, afirmou ao Portal T1 Notícias.
Outro ponto de pauta é o programa “Tocantins Legal” de acordo com os manifestantes, o programa permite a derrubada de áreas verdes para o plantio. Os manifestantes também vão pedir uma ampla reforma política. Ainda segundo João Paulo Leite, o objetivo é levar as manifestações para regiões onde, geralmente, as pessoas têm maior dificuldade em se deslocar para o centro para protestar. “Estamos levando os protestos para as Arnos e na próxima semana vamos chamar manifestação para a região de Taquaralto”, informou.
Porto Nacional
Em Porto Nacional uma sessão pública será realizada na Câmara Municipal nesta quinta-feira, 27. A sessão é resultado das manifestações de ocorridas no sábado, 22, quando milhares de pessoas protestaram nas ruas.
De acordo com os organizadores, durante a sessão especial os vereadores vão ouvir e receber as reivindicações da comunidade. “Estamos cobrando soluções para problemas urgentes da nossa cidade”, afirmou ao Portal T1 Noticias, Barbara Barbiero, integrante do movimento “ManifesTO”, de Porto Nacional.
De acordo com Bárbara, as principais reivindicações são a melhoria no transporte estudantil entre Porto Nacional e Palmas com redução da tarifa; melhor iluminação das vias públicas da cidade, além de uma pauta que inclui saúde, educação, desenvolvimento social e cultural.
Segundo Bárbara, a situação da iluminação pública próximo ao Itepac e à UFT é crítica. “Muitos assaltos têm sido registrados por falta de iluminação pública, o que provoca grande insegurança nos acadêmicos”, argumentou.
Comentários (0)