Gestão diz ter 9 ambulâncias líder afirma que 7 funcionam e oposição diz serem 5

Vereadores da base e oposição se reuniram na frente do Samu na manhã desta 5ª num impasse sobre o número de ambulâncias efetivamente atendendo a população de Palmas e entorno. No MS são 5 registradas

Ambulâncias teriam ficado expostas por um momento
Descrição: Ambulâncias teriam ficado expostas por um momento Crédito: T1 Notícias

A equipe do T1 Notícias esteve na manhã desta quinta-feira, 5, na sede do SAMU em Palmas, na Avenida Theotônio Segurado, para verificar a quantidade de ambulâncias disponíveis para atender a população palmense.

No momento em que esteve presente no local, o portal T1 Notícias só pode constatar a exposição de quatro ambulâncias, no entanto, a Prefeitura informou que mais cedo havia exposto nove ambulâncias, em horário que não foi comunicado a equipe que, por isso, não pode constatar se de fato nove ambulâncias, munidas de equipamento e pessoal atendem Palmas e região.

No local, vereadores de oposição e base se confrontavam acerca da quantidade de ambulâncias e equipes disponíveis para prestar o serviço de primeiros socorros nas ambulâncias. O T1 Notícias averiguou o estado das quatro ambulâncias que estavam em bom estado de conservação. Elas foram ligadas e manobradas uma a uma pelo mesmo motorista.

Iratã contesta

Para o vereador de oposição e autor da denúncia de que Palmas não dispõe de nove ambulâncias em pleno atendimento, Iratã Abreu (PSD), a Prefeitura está tentando “maquiar” o fato. Após uma discussão na Câmara de Palmas durante sessão desta quarta-feira, 4, o vereador foi até o prédio do SAMU no mesmo dia, acompanhado do vereador Professor Junior Geo (PROS), e postou em sua página da rede social Twitter que "foi confirmado pelo gerente do SAMU. Não existem novas nove ambulâncias em Palmas".

Nesta manhã, novamente no prédio, o vereador disse em entrevista ao T1 Notícias, que voltou ao prédio e a situação permanecia do mesmo jeito que no dia da visita anterior. "Ontem eu verifiquei que são duas unidades de suporte avançado e três de suporte básico, que é só para atendimentos menos graves, sendo então cinco funcionando. Hoje, às 8h, eu voltei de novo e continuava do mesmo jeito".

Iratã Abreu disse que “a informação de que há nove ambulâncias é uma inverdade e a gente, enquanto vereador, constatou que agora, para poder acobertar com uma cortina de fumaça, trouxeram ambulâncias antigas, inutilizadas, para dizer que tem as nove, mas o que vale são as equipes disponíveis para o trabalho. Do que adianta uma ambulância estragada sem equipe de trabalho?”.

O parlamentar disse ainda que “nem que ele [prefeito Carlos Amastha] coloque 20 ambulâncias não adiantaria, porque só tem equipe para cinco", afirmou.

Valdemar diz que sete funcionam com equipe

O líder do Governo, vereador Valdemar Junior(PSD), rebateu as afirmações do vereador de oposição e disparou: “ou o vereador está mentido ou o vereador é cego”.

Ele afirmou que “são nove ambulâncias, nós temos cinco cadastradas no Ministério da Saúde, que é o que é exigido. São sete em funcionamento e duas em reserva técnica e nós não podemos parar as ambulâncias aqui ao gosto do vereador [Iratã Abreu], a cidade não para. Por um momento, nós tivemos condições de reunir as nove ambulâncias aqui”, reafirmou.

Sobre a quantidade de equipes disponíveis para realizar o trabalho nas ambulâncias, Valdemar Junior afirmou que existem cinco equipes cadastradas junto ao Ministério da Saúde, que é o obrigatório, já que são cinco ambulâncias cadastradas.

Antes da visita ao local, a Prefeitura havia divulgado material com foto informando que Palmas possui nove ambulâncias para atender a capital e mais cidades da região. "Palmas está funcionando atualmente com frota completa de ambulâncias, que inclui dois Veículos de Intervenção Rápida, três Unidades de Suporte Básico (USB), duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e outros dois Veículos de Suporte Básico, utilizados como reserva técnica".

Coordenador confirma sete rodando

O Coordenador Geral do SAMU, Claudenir Katzwinkel, reafirmou ao T1 Notícias que o SAMU dispõe atualmente de sete ambulâncias rodando e mais duas em reserva técnica, todas disponíveis. Ele contou também que há mais quatro ambulâncias em manutenção. “Temos ainda cadastradas junto ao Ministério 13 ambulâncias, mas dentro dessas treze temos ambulância que não tem nem motor mais, que está em fase de desfazimento”.

Hoje atendem Palmas, segundo o coordenador, duas ambulâncias de suporte avançado; uma na unidade básica na UPA Norte e outra na Sul; outra na base central do Samu e mais duas unidades de transporte que conta apenas com o condutor para transportes de menor complexidade.

Entenda

A polêmica questão da quantidade de ambulâncias no SAMU de Palmas começou com uma discussão na manhã desta quarta-feira, 4, na Câmara de Palmas, quando Iratã Abreu afirmou que o secretário Municipal de Saúde, Nicolau Esteves, estaria mentindo quando afirmou que em Palmas tem nove ambulâncias do Samu. A Prefeitura, no final do dia, divulgou material afirmando que Palmas tem as nove ambulâncias.

Atualizada ás 16h47.

Comentários (0)