Gil Doliath lança o EP “A Ti” e celebra a arte de existir em sua própria voz

Cantora, compositora e arquiteta palmense apresenta cinco faixas autorais que unem sensibilidade, identidade e liberdade criativa

Crédito: Emerson Silva

Com uma trajetória de mais de 15 anos dedicada à música, a cantora, compositora e arquiteta Gil Doliath lança em 26 de outubro, dia em que completa mais uma volta ao sol, o seu primeiro EP, intitulado “A Ti” ­– que estará disponível para audição nas plataformas de streaming. O trabalho reúne cinco faixas autorais e parcerias que traduzem a alma inventiva da artista palmense, conhecida por sua busca constante por autenticidade e liberdade criativa.

 

Para Gil, fazer música sempre foi mais do que seguir um modelo: é um exercício de criação e sensibilidade. “Num mundo onde o mais fácil é copiar um formato de sucesso, eu sempre preferi criar coisas novas. As canções simplesmente desciam na minha cabeça, entre um desenho e outro”, contou.

 

O ponto de virada que impulsionou a artista a registrar suas composições em estúdio veio após sua classificação em uma seletiva nacional de música autoral do Olodum, em Salvador. A experiência reacendeu o desejo antigo de reunir suas obras e as de parceiros em um projeto fiel à sua identidade sonora.

 

“Eu queria que o som soasse com uma nova estética, que ficasse com um estilo que eu me sentisse representada. E para isso, eu necessitava encontrar um estúdio onde eu pudesse me expressar com liberdade e ter sintonia com o produtor musical", relembrou.

 

Foi em Salvador que conheceu Danni, cantora baiana que a apresentou ao produtor Marcelo Santana, da AquaHertz, responsável por dar forma à sonoridade sonhada. “As músicas saltaram do papel e a sonoridade e estética desejada aconteceram”, afirmou Gil.

 

O EP “A Ti” traz as faixas:

A Ti (Gil Doliath e Thiago Ramos)
Alfinete Alfaiate (Gil Doliath)
Cama de Capim (Gil Doliath)
Tanto Amo (Marcus Summer)
Outono no Meu Fado (Thiago Ramos e Ulisses Cândido)

 

Estética

A concepção estética do projeto também reflete a essência da artista. A capa do EP foi registrada na Vila dos Pescadores, no Taquari, região sul de Palmas, em uma paisagem que une natureza e simbolismo.

 

“Eu queria estar na água, com a presença do sol e da lua cheia, com aquelas árvores, que ainda que submersas pelo lago, preservam sua estrutura e sua magnitude", explicou.

 

Com o lançamento, Gil Doliath planeja seguir em turnê, participar de festivais de música e continuar explorando a união entre arquitetura, imagem e som.
“A vida não possui garantias, mas penso que estar centrada no que é importante para mim,  nesse caso,  produzindo meus desenhos e minhas músicas, me fazem levar um estilo de  vida mais artístico, leve e favorável", resumiu a artista.

 

A artista

Gil Doliath — cantora, compositora e arquiteta — é uma voz negra que constrói pontes entre o desenho e a música. Em Palmas, sua trajetória passa pela noite, festivais, composições para teatro e cinema.

 

Ficha técnica

Produção Musical: Marcelo Santana - AquaHertz e GIL

Direção de arte: Wanessa Dantas

Direção musical: DANNI

Músicos convidados: Denner/Marcelo Santana/Jerê/ Haniel Tenório

Composições: GIL/ /Thiago Ramos/Marcus Summer/Ulisses Candido.

Foto da capa: Emerson Silva

Maquiagem: Johnson Morais

Figurino: Divina Izabel

Cabelo: Miriam Caetano

Cinegrafista: Caio Bretas

Drone: Rodrigo Oliveira

Ator convidado: Igor Leandro dos Santos

Edição de Rells: Amanda Aires

Apoio: Seabra Franco e Eklesio Otoni

Pescadores: Elias e Hipólito

Assessoria de Imprensa: Ana Carolina Monteiro

Comentários (0)