Com um investimento de R$ 1,7 milhão, a reforma do Ginásio Poliesportivo Sólon Póvoa Filho, em Dianópolis, foi entregue pelo governador Wanderlei Barbosa nesta terça-feira, 20. O local passou por uma reestruturação que incluiu melhorias na acessibilidade, reforma da cobertura, paisagismo, renovação dos vestiários e banheiros, nivelamento do piso da quadra, adaptações nas arquibancadas, substituição da iluminação, drenagem externa, pintura, entre outras adequações.
Na solenidade de entrega, Barbosa destacou a necessidade da reforma do ginásio, dada a importância do espaço para a comunidade e o estado lamentável das estruturas. "Quero destacar o quanto estou feliz em ver essa obra concluída. Há mais de dez anos, a população clamava pela reestruturação deste lugar. Lançamos a obra desse ginásio lá de fora, porque não havia condição de entrarmos. Hoje [terça-feira,20], nós temos banheiros, vestiários e um espaço adequado para a prática de esportes. Está entregue o ginásio totalmente recuperado para o uso da população”, completou o governador.
Investimento
Há pelo menos 12 anos, o ginásio não passava por reformas, tornando-se uma demanda prioritária da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju). O secretário de Esportes e Juventude , Atos Gomes, reforçou o compromisso do Governo do Tocantins com o esporte e a juventude e destacou ainda o empenho da pasta na conclusão da reforma do ginásio. “Estamos muito satisfeitos com a conclusão do ginásio. Assim, estamos contribuindo com o esporte amador e profissional. Há mais de 10 anos, a juventude esperava por essa reforma e, agora, toda a comunidade irá usufruir dessa grande estrutura. Parabéns ao governador por valorizar o esporte e a juventude”, comentou o secretário.
A reforma era um desejo antigo da comunidade, especialmente dos estudantes. Victor Gabriel Rodrigues é de Dianópolis e conhece bem o espaço que, segundo ele, está excelente para a prática esportiva. “Antes, o chão era ruim, não tínhamos banheiros de qualidade; era realmente muito ruim, usávamos por insistência. Agora temos um lugar lindo, o chão está perfeito, tem arquibancada e toda a estrutura para praticar esportes”, comentou Victor, que também participará dos JETs, representando o Colégio João D’Abreu, na modalidade de futsal.
JETs
O retorno das atividades do ginásio foi marcado também pela abertura da etapa regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), que reúne 23 escolas de 9 municípios, com a participação de 800 estudantes nas disputas de tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia, atletismo, futsal, voleibol e handebol.
As competições dos JETs são divididas em etapas: municipais, regionais e estadual. As fases municipais classificam para as regionais. Ao todo, são realizadas 13 etapas regionais; os vencedores são classificados para a etapa estadual e os campeões garantem vagas nas competições nacionais, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e os Jogos da Juventude.
O secretário de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, destacou que o número de alunos participantes na competição vem aumentando a cada ano, representando uma resposta positiva da comunidade estudantil sobre os investimentos do Governo do Tocantins nos jogos escolares. “Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa e parabenizamos todos os atletas que participam dessa competição. Notamos um aumento considerável de equipes a cada ano que passa. Daqui, tiramos muitos atletas promissores e esse é o papel também da educação. O Tocantins é referência no esporte e em jogos escolares, pois o esporte faz a educação ser melhor”, afirmou o secretário Fábio Vaz.
Os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) e os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) são os principais eventos estudantis do Estado, com a finalidade de incentivar a competição esportiva entre os alunos, utilizar o esporte como uma ferramenta de inclusão social e promover o intercâmbio sociocultural entre os estudantes-atletas de diversas regiões do Tocantins.
O estudante do Colégio Estadual Justino Almeida, de Taguatinga, Vinícios Freitas, faz parte da equipe de futsal. Esta é a quarta vez que compete com sua equipe nos JETs, que foi vitoriosa nas últimas três edições. Para este ano, a equipe do atleta busca mais uma vitória regional e a inédita estadual, que acontece em Palmas. “Sempre participo dos JETs, esperamos por esse momento e sabemos que vamos ganhar a regional e almejamos a vitória estadual. Estou pronto para os jogos de Palmas”, afirmou, otimista o estudante de 16 anos.
Comentários (0)