Governador participa da inauguração da maior Estação de Tratamento de Esgoto do TO

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra, em Araguaína, foi inaugurada pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelo saneamento básico de grande parte dos municípios tocantinenses

Crédito: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta quarta-feira, 18, da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra, em Araguaína, a maior do Tocantins. A BRK Ambiental, concessionária responsável pelo saneamento básico no município, levou uma tecnologia inédita, utilizada em países como Holanda, África do Sul, Irlanda, Portugal, Austrália, Inglaterra, China e Polônia. A tecnologia moderna colocará Araguaína como referência em tratamento de esgoto nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

 

Wanderlei Barbosa destacou que a obra significa muito no avanço do saneamento básico do município e relembrou todo o apoio prestado à BRK. "Fico muito feliz com o investimento realizado em Araguaína, com nosso apoio, por meio de licenciamentos, e tudo aquilo que pudemos fazer até aqui. Continuaremos trabalhando juntos para fornecer à população tocantinense todo o saneamento básico necessário", frisou. Na oportunidade, o Governador também solicitou à BRK que equipare a taxa de esgoto do Tocantins aos demais estados da região Norte.

 

"Com a inauguração desta ETE, alcançamos uma capacidade de tratamento de 395 litros por segundo, devolvendo água tratada com padrão de eficiência altíssima, em torno de 99% de carga orgânica para o Rio Lontra e para a baixada do Norte", explicou o diretor-presidente da BRK no Tocantins e no Pará, José Mário Ribeiro, ao lembrar que a tecnologia utilizada na ETE Lontra é holandesa, sendo a primeira das regiões Norte e Nordeste, e a quarta no Brasil. 

 

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, reforçou a importância dessa obra para o desenvolvimento do município. "Todos nós, aqui presentes, dependíamos dessa unidade. Sem ela, Araguaína não tinha condições de permanecer crescendo", afirmou. O prefeito concluiu sua fala, agradecendo a todos os envolvidos na realização da obra.

 

ETE Lontra

Conforme a BRK Ambiental, o sistema empregado na ETE Lontra utiliza a tecnologia de tratamento por meio de biomassa granular aeróbia, fazendo com que o lodo do esgoto seja transformado em grânulos que são facilmente decantáveis. A base da tecnologia é biológica e todo o processo é feito sem a adição de produtos químicos, tornando o tratamento mais eficiente.

 

Comentários (0)