Governo do Tocantins beneficia mais de 60 pacientes com mutirões do Opera

Os procedimentos ocorreram em Gurupi, Araguaína, Alvorada e Guaraí, que implantou o serviço de cirurgias eletivas ortopédicas

Crédito: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Entre os dias 7 e 9 o SUS ofereceu cirurgias ortopédicas através do Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar, Opera Tocantins. Até agora 63 usuários do Sistema único de Saúde (SUS) fizeram cirurgias eletivas de 07 a 09, através do Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar (Pagh-Cirúrgico) conhecido como Opera Tocantins, criado para dar agilidade nos atendimentos. “Aqui em nossa unidade só eram realizadas cirurgias ortopédicas de urgência e emergência, mas graças ao empenho do secretário Afonso, passamos a oferecer estas cirurgias através do Programa Opera Tocantins, com 10 pacientes atendidos no final de semana e estamos estruturando a unidade para que seja um serviço de rotina”, afirmou o diretor geral do HRGUA, Claudio Reis de Oliveira.

 

Entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos nos mutirões estava Rosilene Pessoa Maracaipe, que fez cirurgia eletiva no Hospital Regional de Gurupi (HRG). “Eu estava a dois anos esperando a cirurgia, mas graças a Deus eu consegui, fui bem atendida e foi maravilhoso. Eu estava há um ano e meio sem trabalhar por causa da saúde debilitada, mas agora que fiz a cirurgia vou poder voltar a trabalhar e a primeira coisa que vou fazer é limpar a casa que até isso eu não estava conseguindo”.

 

A paciente Suzy Francis Moares, aguardava na fila da Central Estadual de Regulação (CER), a dois anos e  falou da felicidade em ter a saúde restaurada. “Quero agradecer ao governador por nos proporcionar a realização desta cirurgia, pois não só eu, mas várias mulheres estão hoje realizando. Eu esperava há quatro anos e finalmente consegui. Obrigada a todos os envolvidos no processo”.

 

Através do Programa Opera Tocantins, o Governo do Estado paga adicionais aos trabalhadores da saúde que participam da cirurgia, como enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e outros. As cirurgias são efetuadas fora do horário de trabalho e são direcionadas aos pacientes da CER. Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva de Santana, “é muito gratificante ver as unidades hospitalares trabalhando em equipe para ofertar cirurgias eletivas aos pacientes. Através desse Programa, os pacientes que aguardam na fila de espera são atendidos com mais agilidade e para isso, contamos com a disponibilidade das equipes em se deslocarem de um hospital para outro e também a aceitação dos pacientes em serem atendidos nas unidades menores”

Comentários (0)