Gurupi inicia aplicação da dose de reforço contra Covid-19 em adolescentes

Ao comparecer na UBSs para se vacinar, os adolescentes devem apresentar os documentos pessoais, identidade, CPF, Cartão do SUS e o cartão de vacinação

Crédito: Marcos Veloso/Prefeitura de Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou a partir desta segunda-feira, 06, a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 

“É válido lembrar a todos que a vacinação da primeira e segunda doses, continuam. É importante estar com o cartão de vacina em dia”, reforça a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares. Todos devem se atentar para os intervalos entre as doses, a partir da data da aplicação anterior.

 

O intervalo para receber a vacina de reforço dos adolescentes, a 3ª dose, é para quem recebeu a 2ª dose há quatro meses. Na aplicação, serão administrados os imunizantes CoronaVac ou Pfizer, de acordo com a disponibilidade. A vacina é válida para adolescentes com e sem comorbidades.

 

A Secretaria Municipal da Saúde ampliou a imunização para esta faixa da população conforme recomendação do Ministério da Saúde, que incluiu a dose de reforço em seu Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 - PNO.

 

UBSs que vacinam contra Covid-19

 

Em Gurupi, os pontos de vacinação contra a Covid-19 atendem de segunda a sexta-feira. Confira quais são as UBSs e os horários de vacinação:

 

- UBS Sol Nascente – 07h às 16h

-  UBS João Manoel – 07h às 16h

- UBS Buritis – 07h às 16h

- UBS Nova Fronteira – 13h às 16h

- UBS São José – 13h às 16h

- UBS Bela Vista – 07h às 16h

 

Intervalos 1ª e 2ª doses:

 

- Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)

- Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)

- AstraZeneca – intervalo de 60 dias

- Janssen – intervalo de 60 dias

 

Doses de reforço

 

A terceira dose pode ser aplicada 4 meses após receber a dose anterior, independente da marca do imunizante.

 

A 4ª dose, ou segunda dose de reforço, até o momento, está liberada para o público idoso, com 60 anos ou mais.

 

Documentos necessários

 

Ao comparecer na UBSs para se vacinar, os adolescentes devem apresentar os documentos pessoais, identidade, CPF, Cartão do SUS e o cartão de vacinação.

 

Comentários (0)