Gurupi receberá a final da Feira de Ciências do Estado em outubro

Serão três dias de evento ainda a serem definidos, mas será entre 23 a 29 de outubro, quando acontece em todo o Brasil a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Cidade é referência em Ciência e Tecnologia
Descrição: Cidade é referência em Ciência e Tecnologia Crédito: Foto: Philipe Ramos

O Inova Gurupi já planeja a III Semana Integrada de Ciência e Tecnologia que acontecerá em outubro. Na manhã de segunda-feira, 13, o Conselho Gestor do Programa se reuniu com o Superintendente de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, Fábio Romeiro e definiu que Gurupi receberá a final da Feira de Ciências Estadual durante o evento.

 

Serão três dias de evento ainda a serem definidos, mas será entre 23 a 29 de outubro, quando acontece em todo o Brasil a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em Gurupi, a Prefeitura oferece todo o suporte, a partir do Inova.

 

Neste ano o Campus I do Centro Universitário UnirG abrigará a Semana. As duas primeiras edições receberam um público de 4 mil e 6 mil pessoas, respectivamente. Para 2017 são esperados mais de 10 mil participantes.

 

Gurupi é referência

É a primeira vez que o Governo do Tocantins promoverá uma final da feira de ciências estadual no interior. O objetivo segundo o Superintendente Fábio Romeiro é fortalecer as ações que já existem e deixar de organizar eventos isolados.

 

“Começamos por Gurupi porque é o município do Estado que mais investe em ciência e tecnologia”, afirmou Fábio.

 

De acordo com o Superintendente, o Governo irá realizar fóruns regionais por todo o Estado, culminando com os vencedores das etapas apresentando seus trabalhos na Feira de Ciências Estadual em Gurupi. “Vamos realizar um grande evento para mostrar a importância do jovem inovar e empreender”, explicou.

 

Inovação

O evento aproxima a Ciência e Tecnologia da população e desperta a educação científica, como enfatizou a Secretária de Planejamento, Finanças, Ciência e Tecnologia, Keila Iwasse. “A Semana é importante para todas as áreas do município, pois Gurupi irá receber estudantes, professores e profissionais ligados à área de ciência, tecnologia e inovação de todo o Brasil, além de promover a parceria das universidades locais e universidades do Estado, girando o comércio local e fazendo do município referência em inovação”, afirmou Keila.

 

A vice coordenadora Inova Gurupi, Adriana Terra, afirma que o Programa está se fortalecendo com parceiros que estão dispostos a participar, como é o caso do Governo do Estado que irá trazer a Feira de Ciências Estadual à Semana Integrada. “Para nós abrigarmos a etapa final é muito importante porque amplia a visão desses jovens sobre conhecimento científico e dá uma projeção na perspectiva que eles têm de avançar em seus processos formativos”, destacou.

 

Semana Integrada de Ciência e Tecnologia

A Semana Integrada de Ciência e Tecnologia é uma ação da Prefeitura de Gurupi, articulada pelo Inova Gurupi e realizada por UFT, IFTO, UnirG, Diretoria Regional de Ensino, Sebrae, Seden (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura), Sindicato Rural e CDL.

 

O evento acontece nacionalmente de 23 a 29 de outubro e terá como tema em 2017 “A matemática está em tudo”.

 

A programação conta feira de ciências, exposições, ciclo de palestras e oficinas, letramento de crianças, feira de negócios com crianças de 6 a 8 anos, atrações culturais, atividades formativas para autoridades sobre desenvolvimento regional e muito mais.

 

INOVA

O INOVA Gurupi é um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico pela implantação de um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

 

É uma parceria da Secretaria de Finanças, Planejamento e Ciência e Tecnologia, envolvendo todas as Secretarias da gestão e integra Poder Público, Universidades e Empresas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região.

Comentários (0)