Gurupi vacina pessoas com comorbidades contra a Covid-19 a partir desta terça, 11

Para receber a vacina, o público com comorbidade ou deficiência permanente deve levar documentos pessoais (RG ou CNH), Cartão de Vacina e laudo ou relatório médico comprovando a condição relatada

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Gurupi

A prefeitura de Gurupi divulgou o cronograma e os locais de vacinação contra a Covid-19 para o público com comorbidades. Receberão a dose da AstraZeneca, a partir desta terça-feira, 11, pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade, que tenham acima de 18 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (hemodiálise), independentemente da idade, que tenham acima de 18 anos; pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos, e grávidas e puérperas, independentemente da idade, que tenham acima de 18 anos.

 

Nesta fase de imunização serão vacinadas as pessoas portadoras das seguintes comorbidades: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2, com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca (IC);  cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; cirrose hepática.

 

O secretário municipal de saúde, Relmivan Milhomem, orienta que o público com comorbidade ou deficiência permanente deve levar documentos pessoais (RG ou CNH), Cartão de Vacina e laudo ou relatório médico comprovando a condição relatada. Ele ressalta que não será possível receber a vacina sem a apresentação do laudo.

 

“No caso das grávidas, é necessário apresentar exame que ateste a gravidez ou a Caderneta da Gestante. Já as puérperas, com até 45 dias do parto, precisam levar registro de nascimento do recém-nascido ou Declaração de Nascido Vivo ou Natimorto”, disse o secretário. De acordo com Relmivan, haverá tendas, água e cadeiras, com distanciamento, para as pessoas poderem aguardar pela vacinação, com segurança e tranquilidade.

 

Confira o cronograma:

 

Terça-feira (11/05)

 

- Síndrome de Down, acima de 18 anos

Local: Apae de Gurupi

Horário: 09 horas

 

- Gestantes e Puérperas, acima de 18 anos

Horário: 08 horas, enquanto durarem as doses

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

 

Quarta-feira (12/05)

 

- Pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades;

- Pessoas com deficiências permanentes cadastradas no BPC, de 55 a 59 anos

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha e UBS Sol Nascente

Horário: 08 horas, enquanto durarem as doses

 

Quinta e Sexta-feira (13 e 14/05)

 

- Pessoas com Doenças Renais crônicas, acima de 18 anos

Local: Fundação Pró-Rim

Horário: Das 09 às 17 horas

Comentários (0)