HDT-UFT realiza ação contra hepatites virais nesta sexta-feira, 25, em Araguaína

Atividade inclui testagens, vacinação, consultas e orientação gratuita à população

Crédito: Divulgação

Como parte da campanha nacional Julho Amarelo, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, promoverá nesta sexta-feira, 25, das 8h às 12h, uma ação especial voltada à prevenção e combate às hepatites virais. A atividade será realizada em frente ao hospital e é aberta à população.

 

A programação inclui testagens rápidas para hepatites e HIV, consultas com gastro-hepatologista, avaliação multiprofissional com equipe de enfermagem e psicologia, verificação da caderneta vacinal e aplicação da vacina contra hepatite B. Também serão distribuídos kits com preservativos e materiais informativos, além de minipalestras nos corredores do hospital, com orientações sobre sinais, sintomas e formas de prevenção das hepatites.

 

A campanha Julho Amarelo tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, da vacinação e do tratamento adequado, a fim de evitar complicações como cirrose e câncer hepático. O HDT-UFT disponibiliza tratamento para hepatites virais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 28 mil novos casos de hepatites foram registrados no Brasil em 2023. A maioria das notificações foi de hepatite C (56,7%), seguida da hepatite B (35,4%). A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como meta eliminar as hepatites B e C como problema de saúde pública até 2030.

 

Comentários (0)