Hospital Municipal recebe reforma para ampliação de leitos da UTI pediátrica

Duas salas do HMA passarão por reforma para a implantação de 10 leitos de UTI. O secretário de saúde do município deu prazo de 5 meses para entrega da ampliação

Reforma foi anunciada em reunião na OAB Araguaína
Descrição: Reforma foi anunciada em reunião na OAB Araguaína Crédito: Foto: Divulgação

Foi anunciado nesta quarta-feira, 3, que o Hospital Municipal de Araguaína (HMA) passará por uma reforma nos próximos meses para a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Duas salas do hospital serão reestruturadas. O anúncio da reforma para atender a necessidade de atendimento das crianças da cidade e região ocorreu durante reunião no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Araguaína.
 


Durante a reunião, o secretário da Saúde do Município, Jean Luís Coutinho, ressaltou que o HMA já possui uma estrutura física adequada para que seja implantada a UTI. “Já temos seis leitos; analisamos e vimos a necessidade de aumentar essa quantidade para dez, visando melhorar o atendimento para a sociedade. O prazo para reforma e ampliação será de aproximadamente cinco meses; e o Estado irá adequar com os equipamentos”, explicou o secretário.


  
O secretário estadual da Saúde, Marcos Musafir, disse que o principal objetivo da reunião é acelerar o processo de implantação da UTI pediátrica, embora exista um processo burocrático dentro da legislação para a aquisição de equipamentos, reforma e treinamento de pessoas para atuar no local. “Mas a proposta que estamos apresentando é para viabilizar o andamento das etapas. A UTI beneficiará a população do Estado e especialmente as crianças de Araguaína. O prazo de todo o processo será de um ano e meio aproximadamente”, informou. 


 
Após a instalação da UTI Pediátrica, o custeio com manutenção terá contrapartida de 50% do Ministério da Saúde (MS), 25% do Estado e 25% do Município.


 
Mães que lutam pela UTI


Estiveram presentes na reunião representantes da Associação Mães que Amam (AMA) que lutam pela implantação da UTI. “As mães que já perderam filhos estão abaladas. E nós lutamos para que outras mães não venham a ter a mesma dor. Somos em torno de 250 mães no movimento e sabemos que juntas podemos mais. Vemos que a necessidade não é só pra Araguaína, visto que 72 municípios circunvizinhos são atendidos aqui”, destacou uma das representantes, Renata Leal.


 
Também participaram da reunião representantes da OAB, Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), Polícia Civil, Hospital de Doenças Tropicais (HDT/EBSERH), Ministério Público Estadual (MPE/TO) e outros segmentos.  


 
Hospital Municipal


O Hospital Municipal, onde será instalada a UTI Pediátrica, é referência em pediatria e oftalmologia na cidade e possui 55 leitos, 10 deles cirúrgicos e 45 pediátricos, recebendo encaminhamentos apenas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24 horas) do Araguaína Sul e de outras cidades pactuadas com o município.
 

 

(Com informações Ascom PR)

Comentários (0)