O Instituto Brasileiro de Defesa das Famílias, seção Tocantins publicou nota em sua página do Instagram, e a encaminhoi ao T1 Notícias neste domingo, 23, a fim de posicionar-se contra qualquer ofensa relativa aos diversos gêneros e seu direito de ser e estar. A nota é assinada pela presidente do IBDFAM, Alessandra Muniz, pelo presidente da Comissão de Diversidade do IBDFAM, Landri Neto, e pelo secretário geral da Comissão de Diversidade Sexual do IBDFAM, Rian Vidal. A publicação ocorre após divulgação de áudio da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, referindo-se aos frequentadores do Bar Mujica, como público exclusivamente LGBT. O local foi intitulado "gueto dos guetos dos guetos".
NOTA PÚBLICA
Por muito tempo, na obscura história da humanidade, os espaços territoriais foram utilizados de forma segregada de acordo com a etnia, o credo, a posição social e/ou a orientação sexual dos grupos sociais.
Na atualidade, embora não esteja concretizado o direito de todas as pessoas ocuparem, indistintamente, todos os espaços, temos garantias legais e jurídicas que nos asseguram a igualdade de ser e estar.
Além disso, o nosso ordenamento jurídico reprime/pune quaisquer manifestações que ofendam a diversidade das pessoas, inclusive a diversidade sexual (orientação sexual e identidade de gênero).
Hoje, não se pode tolerar qualquer discurso que pretenda estigmatizar e/ou segregar as pessoas por qualquer aspecto de sua diversidade.
De igual modo, são inaceitáveis as manifestações que visem depreciar os lugares frequentados por qualquer grupo social, sobretudo, porque no mundo contemporâneo sequer há hegemonia.
Somos uma sociedade livre, plúrima, e diversificada em todos âmbitos sociais, não apenas na cultura, na sexualidade e no lazer.
Prezamos pela igualdade e pelo respeito!
Rian Vidal
Secretário-Geral da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero do IBDFAM Tocantins
Landri Neto
Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero do IBDFAM Tocantins
Alessandra Muniz
Presidente do IBDFAM Tocantins
Comentários (0)