Idealizado pelo Sebrae, projeto Força Mulher certifica 131 mulheres em Paraíso

A formatura recebeu mulheres de 13 municípios da região central do Estado

Crédito: Divulgação/Sebrae Tocantins

Na noite desta quarta-feira, 28, mulheres da região do Vale do Araguaia receberam seus certificados e kits para iniciarem seus negócios na formatura do projeto Força Mulher. Ao todo, 131 mulheres foram certificadas e estão aptas a empreender em áreas que vão desde beleza à construção civil. O projeto Força Mulher, idealizado pelo Sebrae, tem transformado a realidade de famílias no Tocantins e oferecido oportunidades para mudar de vida.

 

Alzeunide Pereira dos Santos de Nova Rosalândia, mãe de quatro filhos, conta como o projeto a inspirou e a encorajou a ser dona do próprio negócio. “Eu arrumava o cabelo dos meus parentes em casa, mas sempre tive vontade de ter meu salão. Com o projeto eu consegui aprimorar as técnicas na área e aprendi a empreender. Agora faço parte oficialmente dessa profissão e de quebra posso ter minha própria renda”, pontua.

 

Já Sandra Borges Batista é mãe de seis filhos e fazia unhas na cidade de Lagoa da Confusão para complementar a renda da casa, com o projeto, resolveu seguir uma nova profissão: pintura de casas. “Meu sonho agora é colocar em prática o que aprendi com os professores, sair do aluguel e construir minha casa própria. Já tenho até um trabalho essa semana, vou pintar a casa do meu pastor. Estou muito feliz e grata a Deus e ao Sebrae”, comemora.

 

Parceiros do projeto também fizeram, durante a solenidade de formatura, agradecimentos a todos os envolvidos que uniram forças ao Sebrae e tiraram o projeto do papel. “Nós gestores de pequenas cidades temos muita gratidão ao Sebrae, porque nós sabemos e reconhecemos as dificuldades, e a partir de hoje, vocês mulheres serão mais fortes com os kits na mão, para fazer um bom trabalho e dar mais dignidade às suas famílias", comentou o prefeito de Cristalândia, Big Jhow, que representou os prefeitos do Vale do Araguaia.

 

A oradora da turma Martinha Marques lembrou como elas são guerreiras e batalhadoras por conseguirem equilíbrio ao administrar as famílias e, ao mesmo tempo, irem atrás do sonho de empreender para escreverem suas histórias. “Venceremos com muita força e alegria na certeza de estarmos no caminho certo, Força Mulher!”, frisa.

 

A gerente do Senai em Palmas e Paraíso, Patrícia Vaz frisou que o Força Mulher é um projeto que oportuniza as mulheres a empreenderem e mudarem a realidade de suas vidas. “Agora com os kits em mãos poderão colocar em prática o que aprenderam”, disse.

 

“Para nós do Sebrae é motivo de orgulho ver o tanto que as 131 formandas cresceram durante a capacitação e hoje estão certificadas e preparadas para o mercado. A boa notícia é que elas poderão continuar contando com o apoio do Sebrae durante todo este processo de desenvolvimento de suas empresas”, destacou a gerente regional do Sebrae em Paraíso, Sirlene Martins.

 

Magvan Botelho, gerente de Relacionamento Institucional, que na oportunidade representou a diretoria do Sebrae, pontuou que milhares de mulheres foram certificadas em diferentes áreas em todo o Estado. “Hoje estamos entregando os certificados às formandas da primeira etapa das capacitações realizadas em 2021. Mas temos muito orgulho de compartilhar que os frutos colhidos com este projeto foram tão exitosos que já iniciamos a capacitação das turmas de 2022”, comemorou.

 

Força Mulher

 

Como alternativa para vencer a crise econômica agravada pela pandemia, o Sebrae idealizou, em 2021, o projeto Força Mulher. O objetivo é proporcionar às mulheres tocantinenses, em situação de vulnerabilidade social, condições necessárias à abertura de novos negócios.

 

O Força Mulher tem como parceiro as Prefeituras Municipais, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e conta com o apoio do Sistema Fieto/Senai, Sistema Fecomércio/Senac, Sistema Faet/Senar.

Comentários (0)