III Presente de Iemanjá celebra cultura afro-brasileira em Palmas neste sábado, 28

Com programação no Aureny II e na Praia da Graciosa, celebração conta com apoio institucional do município

Crédito: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

Com apoio institucional das Secretarias Municipais de Comunicação e de Igualdade Racial e Direitos Humanos, será realizado neste sábado, 28, o III Presente de Iemanjá nas Águas do Rio Tocantins, com programação no Ilê Odé Oyá, no Jardim Aureny II, e na Praia da Graciosa. A celebração é promovida pela Companhia A Barraca, em parceria com o Ilê Axé Odé Oyá, por meio do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins (MPTDFTO), e, neste ano, não conta com a participação da Associação dos Representantes das Casas de Culto de Matriz Afro-Brasileira de Palmas (Afeccamto) na organização do evento.

 

Programação

As atividades começaram às 5 horas, no Ilê Odé Oyá (Aureny II), com alvorada, café comunitário e xirê (roda ritual com cantos e toques sagrados), onde casas convidadas estarão reunidas. Ao meio-dia, a procissão segue em carreata até a Praia da Graciosa, às margens do Rio Tocantins.

 

A partir das 14 horas, a programação cultural e religiosa continua na praia, com abertura institucional, grande xirê coletivo, apresentações de capoeira e grupos de atabaques, manifestações culturais afro-brasileiras e a entrega simbólica dos presentes de Iemanjá nas águas do Rio Tocantins. Também estão previstas apresentações musicais dos grupos Samba de Santo e Vozes de Ébano. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

 

Comentários (0)