Implantação da iluminação pública na Avenida Theotônio Segurado Norte é iniciada

Ao todo serão instalados 152 postes metálicos e 278 luminárias em Led, de 280 Watts cada. O sistema contará ainda com a instalação de 6 mil metros de rede de baixa tensão subterrânea

Avenida recebe lâmpadas de LED
Descrição: Avenida recebe lâmpadas de LED Crédito: Fotos: Júnior Suzuki

A instalação de postes para a implantação da rede de iluminação pública na Avenida Teotônio Segurado Norte foi iniciada pela prefeitura de Palmas nesta quinta-feira, 16. A obra representa um investimento de R$ 2.821.135,50 milhões.

 

Conforme informações da prefeitura, o diferencial da iluminação será a utilização de lâmpadas de Led. Ao todo serão instalados 152 postes metálicos e 278 luminárias em Led, de 280 Watts cada. O sistema contará ainda com a instalação de 6 mil metros de rede de baixa tensão subterrânea. A iluminação será instalada no trecho entre as avenidas LO-04 e NS-15. Essas novas lâmpadas consomem 50% menos energia e possuem uma potência maior na iluminação, possibilitando maior visibilidade.

 

De acordo com o prefeito Carlos Amastha, que esteve no local para acompanhar a execução dos serviços, a implantação da iluminação na Avenida completa as obras executadas no local. “É um compromisso resgatado com a população da região Norte. Tínhamos a parte Sul da Avenida Theotônio linda e bem cuidada e a Norte totalmente descuidada. E agora a região Norte recebe a ponte duplicada, todo o canteiro central com paisagismo adequado, além de uma iluminação moderna com lâmpadas de Led com melhor luminosidade que a Região Sul e menos da metade do consumo”, afirmou.

 

Sobre a obra, o secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, Christian Zini salientou que “a iluminação eficiente, aliada às intervenções executadas proporcionarão mais segurança aos condutores e pedestres que utilizam a Avenida”.

 

Paisagismo

Também está em execução na avenida o paisagismo que contará com o plantio de quatro mil mudas de árvores típicas do cerrado como ipês, cega machado e aroeira. O paisagismo no canteiro central da avenida será implantado no trecho entre a LO-04 e LO-12.

 

A proposta é a realização de um paisagismo sustentável com a reutilização de materiais de poda de árvores da cidade, obedecendo também o Plano Municipal de Arborização. O foco no plantio das mudas nas margens nas laterais do canteiro central também prevê a implantação de projetos de mobilidade e transporte futuros, evitando o deslocamento de árvores.

 

(Com informações da Secom/Palmas)

 

Comentários (0)