Incêndio na Capital é controlado antes de atingir área de vegetação do Parque Cesamar

Os brigadistas da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros conseguiram conter o incêndio até o final da noite, impedindo que o fogo chegasse ao parque

Fogo quase atingiu o Parque Cesamar na noite de ontem
Descrição: Fogo quase atingiu o Parque Cesamar na noite de ontem Crédito: Secom Palmas

Um incêndio que se espalhou rapidamente pelas áreas de vegetação da quadra 506 Sul, em Palmas, no início da noite de ontem, 12, esteve bem próximo de chegar ao Parque Cesamar. Equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros conseguiram conter a queimada e, por volta das 22 horas, o incêndio já havia sido controlado.

 

Segundo informações do superintendente da Defesa Civil de Palmas, Bruno Maciel, o órgão ainda não sabe a causa do incêndio, se foi criminoso ou não, e não foram registrados casos de feridos. Entretanto, ele conta que a queimada causou danos ao solo, à flora nativa e aos animais, que poderão migrar para a mata preservada do Parque Cesamar.

 

Ainda segundo o superintendente, o incêndio esteve a quase 200 metros de distância da área de preservação do Parque Cesamar, mas os brigadistas conseguiram conter o avanço das chamas. "Estamos em tempos de baixa umidade na região e é necessário que a população iniba o uso de fogo próximo às vegetações e tomem consciência de não jogar lixos tóxicos em lotes e bitucas de cigarro", afirmou.

 

A Defesa Civil também informa que o incêndio que atingiu no último final de semana a Serra próximo a Taquaruçu foi controlado pelos brigadistas ainda ontem, e uma equipe de brigadistas do Ibama permanece no local fazendo monitoramento para evitar possível reinício.

 

Bombeiros relatam ocorrência

 

Segundo informou o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO),  equipes da 1ª e 2ª Cia foram acionadas às 17h53 e chegaram ao local às 18h01, ou seja, em apenas oito minutos. Informa que três viaturas de combate a incêndio, cinco bombeiros e sete brigadistas participaram da operação de combate ao incêndio ocorrido nas proximidades do Parque Cesamar. O  incêndio começou na área que pertence ao parque Cesamar, mas fora da área demarcada e se espalhou posteriormente para a quadra 506 Sul, que é totalmente inabitada e faz divisa com o parque.

 

Contudo, a chegada imediata da guarnição do Corpo de Bombeiros fez com que o incêndio fosse debelado em, aproximadamente, uma hora e meia. O tempo muito seco e a grande quantidade de vegetação seca facilitaram a rápida propagação do fogo.

 

O CBMTO informa ainda que bombeiros estiveram no local, hoje pela manhã, às 08h, para monitorar e fazer o rescaldo, caso fosse necessário. Porém, não foi encontrado novos focos de incêndio. O que comprova o excelente serviço realizado pela guarnição que atendeu a ocorrência. O local afetado pelo incêndio continuará sendo monitorando durante todo o dia, para evitar o surgimento de novos focos.

Comentários (0)