Incêndio no Sussuapara: com poucos bombeiros, até morador auxília controle

Um incêndio nesta manhã nas proximidades do Colégio Militar deixou o céu de Palmas "nublado" com a quantidade fumaça; Apenas três bombeiros estavam no local tentando controlar o fogo

Morador auxiliando bombeiro em incêndio
Descrição: Morador auxiliando bombeiro em incêndio Crédito: Eduardo Azevedo

Um incêndio na manhã desta segunda-feira, 16, no Parque Sussuapara, nas proximidades do Colégio Militar de Palmas, assustou os construtores que trabalham na obra de uma escola estadual de tempo integral e moradores da região central de Palmas. Com pouca estrutura, apenas três bombeiros estavam no local com abafadores e bombas manuais tentando controlar as chamas, que chegaram próximas à Avenida LO 04.

O bombeiro identificado pelo T1 Notícias apenas como Jassimar afirmou que um grupo de três pessoas já estava ali há algum tempo tentando controlar o fogo. Questionado pela reportagem porque havia poucos oficiais, ele afirmou que o quadro atual do Corpo de Bombeiros é pequeno. “Estamos aqui só com água e abafador e pedindo para o vento dar calma. Só temos três pessoas aqui neste momento. O efetivo dos bombeiros hoje é pouco, ai fica complicado, mas fazer o quê né? Tem que aguentar”, explicou o bombeiro ao T1 Notícias antes de retornar para o local do incêndio.

O bombeiro declarou ainda que acredita que o incêndio teria sido criminoso, pois começou perto do Colégio Militar e desceu até as proximidades da 106 norte. Até o fechamento desta matéria o fogo ainda se alastrava pelo parque Sussuapara e já havia queimado até mesmo uma parte da vegetação da própria 106 norte, antiga Arne 12.

Curiosidade

A reportagem acompanhou ainda uma cena curiosa. O servidor público Aziel Aires, que mora na região do parque, parou o seu carro nas proximidades do incêndio e começou a auxiliar o bombeiro Jassimar. Indignado com a situação Aires afirmou que não há cuidado do poder público com as áreas ambientais da Capital.  “Machuca ver isso aqui. Prejudica a cidade toda, quem mora aqui do lado. Ninguém faz nada, o poder público municipal, estadual ninguém. Inescrupulosos colocam fogo apenas para ver a desgraça alheia, queimar toda a natureza. Eles (o governo) brigam porque o povo está morando em área verde, porque então que não vem proteger a área verde?”

Ao explicar o motivo de ter parado para dar auxílio, Aires afirmou que queria apoiar os oficais, que possuem pouca gente para trabalhar com tantos focos de queimadas na região. “O bombeiro não dá conta. Três bombeiros com abafadores? É uma vergonha. Já vivo aqui há 15 anos e estou cansado. Sempre acontece isso”, completou.

Outro foco

Segundo informou o Corpo de Bombeiros também há um foco de incêncido próximo à Serra do Carmo na TO 050. Segundo as informações uma equipe tenta controlar as chamas, que se alastram próximas ao clube do Sesc na região.

Comentários (0)