Infraestrutura receberá reforço de R$ 112 mi: gestão promete canteiro de obras

Segundo secretário da Infraestrutura de Palmas, área ainda é grande desafio, mas 25 anos da Capital são comemorados com anúncio de início de mais de 50 obras...

Secretário Marcílio Ávila
Descrição: Secretário Marcílio Ávila Crédito: T1 Notícias

Reconhecidamente uma das áreas mais importantes e que mais necessita de atenção para o desenvolvimento e crescimento de qualquer cidade, a infraestrutura ainda é um grande desafio e uma preocupação para Palmas, que completa seus 25 anos nesta terça-feira, 20 de maio.

Ao falar sobre o assunto em entrevista ao T1 Notícias, o secretário da Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas, Marcílio Ávila, admitiu que a área ainda preocupa, mas lembrou que a capital mais nova do Brasil é uma cidade dinâmica e que cresce acima da média nacional e que, por isso, “sempre haverá novos desafios”. Segundo o secretário, neste momento o maior desafio para o município de Palmas é retomar o ritmo das obras que ficaram paradas por muito tempo.

“Nosso desafio agora é voltar ao ritmo, pois as obras ficaram muito tempo paradas. Temos muitas necessidades, como as reformas dos CRAS, reformas de calçadas, de postos de saúde, obras na área da Educação. Temos a manutenção de todo o asfalto da cidade, que está comprometido e nunca recebeu manutenção. São muitas as necessidades e é preciso pensar a cidade como um todo, não somente em terraplanagem e pavimentação. A cidade é um conjunto e é isso que queremos priorizar, pois o conjunto estava esquecido”, frisou o secretário.

Segundo o secretário, atualmente a Capital ainda possui entre 15 e 20 quadras sem asfalto, contudo a pavimentação da maior parte dessas áreas seria de responsabilidade do loteador. “É um problema que temos, o loteador tem a responsabilidade de implantar toda a infraestrutura, mas muitas vezes não faz e a gestão acaba tendo que assumir. A Prefeitura não se exime de suas responsabilidades e hoje temos um mapeamento de médio e longo prazo e trabalhamos em cima de um planejamento”, ressaltou.

Obras LO 015

Obras garantidas

Conforme enfatizou o secretário, ao completar 25 anos Palmas tem mais de 50 obras iniciando e tem ainda um reforço de R$ 112 milhões em seu orçamento para a área da Infraestrutura. “Temos mais de 50 obras iniciando, com lançamentos e vistorias sendo feitas durante o período de comemoração dos 25 anos de Palmas. Para recapeamento programado já temos R$ 49 milhões garantidos da fonte 00 [recurso próprio] e temos ainda mais R$ 10 milhões de um convênio com o Governo do Estado”, destacou o secretário.

O secretário enfatizou que “temos ainda o reforço vindo do Governo Federal, por meio do PAC 2, de R$ 53 milhões, que já estão sendo licitados para o início de novas obras. O que posso dizer é que Palmas nunca teve tantas obras e que nos próximos meses os palmenses verão a Capital se transformar em um canteiro de obras”, garantiu.

Segundo Ávila, entre as obras que já estariam em fase de licitação estão a pavimentação, drenagem, calçadas, ciclovias e sinalização nas quadras 1304 Sul e 1306 Sul e acessos; a pavimentação e qualificação de vias das quadras 1003 Sul e 1103 Sul e acessos; a pavimentação, drenagem, calçadas, ciclovias e sinalização viária das Avenidas NS-07, LO-11, conclusão da drenagem e recapeamento das quadras 207 Sul e 406 Norte e macrodrenagem da Avenida NS-06, entre outras.

Ainda conforme o secretário outras obras, já em andamento, irão transformar a infraestrutura da Capital. Entre elas, o secretário destacou a macrodrenagem da LO-15 e da LO-19. “A obra na LO-15 é fundamental e não parou no período de chuva, por isso foi até alvo de críticas, mas isso adiantou o trabalho e em julho teremos ela pronta. Outra obra é a macrodrenagem da LO-19, que em novembro teremos pronta. Essas obras vão melhorar muito a nossa cidade. Além disso temos a reforma de CRAS e avenidas, como a Palmas Brasil, e a iluminação de 150km que está sendo finalizada este ano”, destacou.

 

Outras obrasBRT

Outras obras também foram mencionadas pelo secretário durante a entrevista ao T1 Notícias, como a conclusão do Parque do Povo, reforma do Estádio Ayrton Senna, reforma do Parque Cesamar, instalação de 6 mil lixeiras, reforma do Parque Sussuapara, reformas nas praias do Caju, das Arnos e Buritis, reforma e ampliação de USBs.

Além disso, o secretário destacou as obras do BRT. “Essa é uma obra gigante e já temos R$ 740 milhões para ela”, destacou Ávila, que adiantou que a obra deve ser licitada nos próximos meses e que a gestão trabalha em cima dos projetos no momento. “A previsão é que o processo licitatório deve ser iniciado em aproximadamente dois meses”, disse. Ávila também enfatizou o legado que os Jogos Mundiais Indígenas deixarão para a infraestrutura da Capital. “Esse legado será muito importante. Teremos aí uma praia nova, um centro poliesportivo bem estruturado”, frisou.

 

Sem recurso

Segundo o secretário, apesar do grande número de obras anunciadas, ainda falta recurso para outras importantes empreitadas, como é o caso da pavimentação e macrodrenagem da quadra 508 Norte, antigo povoado do Canela. “Essa é uma obra de R$ 14 milhões e neste momento o município não tem este recurso, mas o projeto já está pronto. É preciso lembrar que o Governo do Estado já havia anunciado essa obra. A Prefeitura não hesita em assumir suas responsabilidades, contudo a gestão elege prioridades”, frisou Ávila, que ressaltou que emendas de parlamentares para a execução da obra seriam muito bem-vindas.

O secretário lembrou que as obras com maior custo não são as de pavimentação, mas sim as de macrodrenagem e descarga de água. “Essas obras são muito caras, por exemplo as obras das quadras 403 Norte e 405 Norte, as quais já estão previstas as publicações das licitações para realização, o caro não é a pavimentação é a macrodrenagem e a descarga de água, que são fundamentais”, explicou.

 

 

Preocupação

Ao concluir Ávila reforçou que, neste momento, a maior preocupação é garantir que as empresas vencedoras em licitações não parem as obras iniciadas. “Nossa preocupação neste momento é garantir que as empresas que ganharam as licitações possam dar continuidade ao cronograma de obras, para que não aconteça o que acontecia antes na nossa cidade, quando a empresa começava e desistia da obra. Isso prejudica demais o crescimento da cidade”, finalizou o secretário.  

 

 

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