O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira, 12 , um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas para Palmas. O aviso prevê chuvas intensas, ventos fortes entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo, com volumes que podem chegar a até 50 mm/dia. O alerta segue válido este sábado, 13.
A Defesa Civil de Palmas destaca que a população deve redobrar a atenção diante dos riscos associados, como alagamentos, quedas de energia elétrica, galhos de árvores e descargas atmosféricas. A recomendação do órgão é para evitar abrigar-se debaixo de árvores durante as chuvas; não estacionar veículos próximos a torres, placas ou árvores e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante os temporais
Em caso de emergência, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil pelo 153 ou com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Previsão outras regiões
Segundo a meteorologista e consultora da Energisa Tocantins, Ana Paula Paes, o Tocantins está com previsão de chuvas localmente fortes, incidência de descargas atmosféricas e variação de rajadas de vento entre 30 e 50 km/h, principalmente na região Norte e Central do Estado. "O calor combinado à alta umidade favorece a formação de tempestades. Os próximos dias serão marcados por instabilidades típicas da estação, com pancadas de chuva que podem ocorrer principalmente no sábado e domingo à tarde”, explica. Em Palmas, as temperaturas permanecem estáveis, com máximas entre 28°C e 30°C.
Até o momento, o Tocantins já registrou mais de 4 milhões de descargas atmosféricas em 2025. O dia 10 de novembro entrou para a história, com 112.982 registros em 24 horas, o maior volume dos últimos cinco anos. O recorde anterior havia sido registrado em novembro de 2023, com 109.357 descargas. Os números consideram apenas os raios que atingiram o solo, que representam riscos à segurança e ao fornecimento de energia.
Para reduzir esses impactos, a Energisa Tocantins mantém ao longo do ano um programa de manutenção preventiva que inclui revisão de equipamentos, manejo de vegetação, podas técnicas e capacitação contínua das equipes. O gerente de operações da concessionária, Maurício Zanina, afirma que essas ações reforçam a capacidade da rede de enfrentar eventos extremos. “Para garantir que o fornecimento seja contínuo, seguro e suporte as condições severas do tempo, seguimos um rigoroso plano de manutenção ao longo de todo o ano, com equipes treinadas e práticas permanentes de prevenção”, destaca.
Além da manutenção, a empresa opera um plano de contingência específico para tempestades, com procedimentos definidos para antes, durante e depois das ocorrências, envolvendo diversas áreas internas. “Nosso plano de contingência é uma força-tarefa que amplia o esforço operacional e administrativo, incluindo reforço logístico, suporte de TI, equipes adicionais e até a disponibilização de grupos geradores quando necessário”, detalha Zanina.
A distribuidora prevê encerrar 2025 com R$ 605 milhões investidos na expansão e modernização do sistema elétrico, com novas subestações, equipamentos modernizados e tecnologias de religamento automático que agilizam o restabelecimento da energia.
Durante períodos de chuva intensa, a concessionária reforça cuidados essenciais de segurança: evitar se abrigar sob árvores; não permanecer em rios, lagos ou piscinas; buscar abrigo em locais seguros com portas e janelas fechadas; evitar caminhar em áreas abertas caso não haja abrigo; manter distância de cercas, alambrados, estruturas metálicas e redes; não usar chuveiro elétrico; desligar eletrodomésticos; não utilizar o celular enquanto carrega; providenciar aterramento adequado das instalações; não tocar em fios caídos; e evitar estruturas móveis, como tendas e barracas, que podem atingir a rede.
Ocorrências envolvendo a rede elétrica podem ser comunicadas pelo 0800 721 3330, pelo aplicativo Energisa On, pela Agência Digital no site energisa.com.br ou pelo WhatsApp da assistente virtual Gisa, no endereço www.gisa.energisa.com.br.
Comentários (0)